O salão nobre da Prefeitura de Apucarana recebeu na noite de quinta-feira (23/05), solenidade de formatura da décima terceira turma do Programa Bom Negócio Paraná. Com o objetivo de levar capacitação empresarial a micro e pequenos empreendedores, formalizados ou não, e também a pessoas interessada em abrir o próprio negócio, a iniciativa é uma ação da Prefeitura de Apucarana juntamente com o campus Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Sebrae Apucarana, Sala do Empreendedor e Fomento Paraná.
Com aulas iniciadas em março, foram 18 encontros sobre gestão de negócios, com instruções sobre gestão comercial, financeira, de pessoal e estratégica, mais um bônus de três encontros sobre licitação. Totalmente gratuito do início ao fim, as aulas aconteceram nas noites de terças e quartas-feiras. “Concluímos com sucesso mais uma turma, são mais 51 empreendedores capacitados. Pequenos empresários e microempresários individuais (MEI’s), e outros que ainda estão na informalidade, que saem com uma nova visão de negócio a partir desta capacitação”, pontua Edison Peres Estrope, secretário Municipal da Indústria e Comércio e que no ato representou o prefeito Júnior da Femac.
Segundo ele, através da secretaria os empreendedores contam com todo apoio da prefeitura. “Damos toda condição para que eles comecem bem sua empresa ou se capacitem para deslanchar ainda mais com seus negócios, por isso importante esta atividade de formação já no início da empresa, onde eles recebem orientação financeira, jurídica, de como participar de licitação, a gestão de pessoas, enfim, podem começar um empreendimento já com boa orientação, pois não há nada mais desagradável do que iniciar de qualquer jeito e quebrar logo na frente devido a falta de orientação”, disse Estrope, lembrando que a partir da participação no “Bom Negócio Paraná”, os formandos têm acesso a linhas de crédito do Fomento Paraná, intermediados através da Sala do Empreendedor. “A gestão Beto Preto, que agora tem sequência com o prefeito Júnior da Femac, atua para dar todo apoio a quem quer empreender em Apucarana. Nossa equipe está disponível para orientar no que for preciso”, concluiu.
Uma das formadas, a empreendedora Thaysa Vitorino, conta que estava há bastante tempo em busca da capacitação do Bom Negócio Paraná. “Já empreendo há sete anos e senti essa necessidade. Tive uma filha e fui postergando, mas o curso chegou em uma hora perfeita, no tempo de Deus. Iniciamos com a vontade de crescer e ter um negócio sólido, de estar contribuindo com a sociedade, e graças a Deus conseguimos, mas agora este curso mudou completamente a minha visão. Vou passar a focar no planejamento mesmo antes de executar, pois até então tem sido tudo por impulso. A gente executava e depois me virava para ter o financeiro para suprir aquela ideia. Hoje, após o curso, melhorou tudo na minha empresa, planejamento pessoa, relações e visão com o colaborador. Esse curso é muito bom e todo empreendedor deveria fazer. Valeu muito a pena”, afirmou Thaysa.
Outro empreendedor, Cláudio Cardoso, diz que o curso irá ajudar na administração de sua marcenaria. “Foi a primeira capacitação que fiz e senti uma diferença muito grande da forma como eu vinha fazendo com a que foi ensinado, principalmente em relação à fórmula dos cálculos. Aprendi a calcular melhor os custos, tanto fixos como preços de venda, como lidar com os colaboradores. Acredito que a minha empresa vai conseguir agora deslanchar mais a partir de agora”, afirmou Cardoso. Com incentivo do curso ele agora vai formalizar seu negócio e participar de licitações. “O mercado está bem estagnado e se a gente tiver mais oportunidades para divulgar o nosso trabalho fica mais fácil. O curso é muito bom, gratificante, aumenta o círculo de amizades e indico a todos os empreendedores de Apucarana”, disse.
O diretor do campus Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Daniel Fernando Matheus Gomes, destaca que o “Bom Negócio Paraná” está dento da proposta da universidade. “O caminho da Unespar é esse, de atender ao público da região, a comunidade, e este é um projeto de muito sucesso. Já são treze turmas formadas, quase 800 empreendedores, sempre com evasão baixíssima, sinal de que é um curso muito bom. Trata-se de uma iniciativa muito solidificada em Apucarana”, pontuou Gomes.
A coordenadora do Bom Negócio Paraná pela Unespar, Cecília Werneck, avaliou o rendimento da décima terceira turma do programa em Apucarana. “Foi um grupo que aproveitou muito bem, todos se mostraram empenhados e, além de formarem parcerias de negócios comerciais, formaram-se amizades. O Bom Negócio Paraná carrega este intuito, tem pessoas que participaram e que vão começar a se formalizar agora e isto é muito importante para a economia de Apucarana. São empreendedores que vão gerar mais renda e emprego. Com essa capacitação diminui muito o índice de empresas que fecham nos dois primeiros anos de atividade, que a gente vê muito. Quem está capacitado está preparado para enfrentar as dificuldades que vão existir sempre”, disse a coordenadora, frisando que o Programa Bom Negócio Paraná é maior iniciativa de capacitação gratuita na área de empreendedorismo no país.
Informações sobre inscrições para novas turmas devem ser obtidas na Sala do Empreendedor, no térreo da prefeitura. O contato por telefone é o 3423-3028.