Com 120 pessoas inscritas, teve início na noite desta quinta-feira (02/08), no salão nobre da Prefeitura de Apucarana, a 12ª turma de capacitação empresarial do Programa Bom Negócio Paraná. Voltada a empreendedores já formalizados ou para quem pretende abrir um micro ou pequeno negócio, a iniciativa é uma parceria da Fomento Paraná, Secretaria de Indústria e Comércio da Prefeitura de Apucarana, Campus Apucarana da Unespar, Sebrae-Apucarana e Sala do Empreendedor de Apucarana.
“Ficamos satisfeitos com a procura pela capacitação. Esta turma é uma das mais numerosas que já foram formadas e isso comprova que as pessoas estão compreendo necessidade de buscar conhecimento gerencial para que seu empreendimento tenha maiores chances de prosperar”, avaliou o prefeito Beto Preto ao prestigiar a aula inaugural do curso, ao lado do seu vice, Junior da Femac.
Segundo ele, essa é uma experiência de sucesso. “As mudanças estão acontecendo de forma rápida e todos precisam se preparar e se atualizar de foram constante”. As onze turmas anteriores do Bom Negócio Paraná capacitaram cerca de 650 pessoas. “Trata-se de uma oportunidade que já foi aproveitada por muita gente, absorvendo conhecimento dentro da maior iniciativa de capacitação gratuita na área de empreendedorismo no país”, ressaltou o prefeito.
Já o secretário de indústria e comércio de Apucarana, Édson Peres Estrope, ressaltou que a regra geral, é ver pessoas montando suas empresas sem buscar orientação adequada de como gerenciar. “Infelizmente, já está comprovado que a falta de conhecimento na gestão é o fator que mais gera falências”, assinala o secretário. “Em Apucarana nossos empreendedores estão provando que é possível e necessário mudarmos esta mentalidade”, afirmou.
A aula inaugural do curso também foi prestigiada pelo diretor da Unespar/Fecea, Daniel Fernando Matheus Gomes. Ele disse que teve uma surpresa agradável, ao deparar-se com tantos interessados em aprender a gerenciar melhor seus empreendimentos. “O melhor jeito de enfrentar a crise é se capacitar para os desafios que surgem no nosso dia a dia”, frisou Gomes.
Além das aulas gratuitas, o programa permite aos empreendedores que concluem o curso, o acesso a empréstimos pelo Banco do Empreendedor, da Fomento Paraná, com taxas de juros consideradas uma das mais baixas do país. “O micro ou pequeno empreendedor, com a certificação do curso, consegue captar recursos com juros reduzidos, pois os agentes financeiros entendem que a probabilidade com a capacitação de o negócio dar certo é muito maior”, reforçou o secretário de indústria e comércio.
De acordo com a consultora do Programa Bom Negócio Paraná, Cecília Werneck, o curso terá 66 horas/aula, distribuídas três vezes por semana. “É um curso rápido e dinâmico, com duração de cerca de dois meses, com aulas às segundas, terças e quartas, sempre das 19 às 22 horas”, detalha Werneck. Entre os módulos que serão ministrados estão gestão de negócios, comercial, financeira, estratégica e de pessoas. “Aqui em Apucarana, nós teremos um módulo especial sobre licitações, para que os pequenos empreendedores saibam dos benefícios de participar das compras públicas”, concluiu Werneck.
Novas turmas – Uma nova turma do curso vai ser iniciada no dia 27/08. Já estão inscritas 10 pessoas. Mais informações e inscrições para o Bom Negócio Paraná podem ser obtidas na Sala do Empreendedor, localizada no térreo da Prefeitura de Apucarana, ou pelo telefone 3423-3028.
Clique e ouça esta matéria
Cecília Werneck- consultora Unespar e instrutora do Bom Negócio Paraná
Edison Strope- secretário de Indústria e Comércio