O prefeito Beto Preto decretou logo nas primeiras horas da manhã desta segunda feira (5), luto oficial por três dias no Município de Apucarana, pelo falecimento do ex-prefeito e ex-deputado estadual José Domingos Scarpellini (67 anos), popularmente conhecido como “Zé Scarpellini”.
“É com profundo pesar que recebemos a notícia do passamento do ex-prefeito José Domingos Scarpellini, valoroso homem público que, em sua trajetória, sempre se mostrou um sensível defensor da causa dos mais humildes”, comentou Beto Preto, reiterando seu respeito à obra de Zé Scarpellini em Apucarana.
“Apucarana perde um grande gestor público, que deixou sua marca por vários setores do município e, neste difícil momento, manifesto meus sinceros sentimentos à família Scarpellini, à viúva Maria Inês Marreze Scarpellini, seus filhos Thales, Thais e Thiago, seus netos Thales e Eduardo; além do vasto círculo de amigos, na cidade, região e em todo o Estado.
O ex-prefeito de Apucarana, Zé Scarpellini veio a óbito no início da madrugada desta segunda-feira, em Curitiba, no Hospital da Cruz Vermelha. Ele foi vencido por um câncer, com o qual vinha lutando há seis anos.
O velório acontece a partir das 12 horas, desta segunda-feira, na Capela Vaticano, ao lado do Cemitério Municipal de Curitiba. O corpo será cremado em cerimônia restrita aos familiares. O prefeito Beto Preto estará representado pelo secretário chefe de gabinete, Laércio de Morais.
LEGADO DE OBRAS – Atualmente, José Domingos Scarpellini era primeiro suplente de deputado federal pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Ele foi eleito vereador em 1973 e, já no ano seguinte deixou o cargo, ao ser eleito deputado estadual por Apucarana no mandato de 1974/1978. Depois se reelegeu para os mandatos 1978/1982 e 1986/1988. Também assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná de 2005 a 2006, na condição de primeiro suplente. E nos anos de 1993/1994 exerceu o cargo de secretário especial do então governador Roberto Requião. Ocupou ainda o cargo de superintendente de Desenvolvimento da Pesca no Paraná (Sudepe).
Como prefeito de Apucarana, no mandato de 1989/1992, José Domingos Scarpellini consolidou um significativo saldo de obras e serviços na cidade. Entre elas destaca-se a criação dos parques ecológicos da Raposa e Colônia Mineira; revitalização da Barra Funda, fechando estabelecimentos que denegriam a imagem do outrora bairro que alavancava a economia de Apucarana; municipalizou os serviços funerários, socializando a atividade e acabando com uma acirrada disputa entre empresas privadas locais; construiu a capela Mortuária Central; implantou o Calçadão Valmor Giavarina, junto à Praça Rui Barbosa; aquisição de diversos lotes de terras, garantindo a expansão do Parque Industrial Norte e corrigindo a divisa com Arapongas.
Em sua gestão, Zé Scarpellini também revitalizou a Praça do 28 (Semiramis Braga); construiu ginásios de esportes em diversas escolas públicas municipais e estaduais; implantou os núcleos habitacionais João Goulart, Vale Verde e Dom Romeu Alberti; formou vários pomares públicos às margens de rodovias. Ele também marcou sua trajetória como desportista, incentivando o esporte amador e o futebol profissional.
Clique e ouça esta matéria
Beto Preto- prefeito de Apucarana
https://soundcloud.com/prefeitura-municipal-apucarana/beto-preto-luto-morte-ze-scarpellini-05-03-18

Publicações Recomendadas