A Prefeitura de Apucarana, através de empresa contratada, aplicou nesta semana a capa asfáltica na Avenida Pinho Araucária. Trata-se de um trecho de cerca de 600 metros, entre a Rua João Matiuzzi e a Sociedade Rural. O serviço integra o projeto de modernização deste acesso à cidade, através do Contorno Norte, e que prevê ainda o alargamento da Rua Koey Tatessuji.
O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, vistoriou os serviços acompanhado pelo secretário municipal de Obras, engenheiro Herivelto Moreno. “É uma obra que foi licitada antes do início da pandemia do coronavírus. Os trabalhos estão avançando e nesta semana foi concluída a aplicação da capa asfáltica nas duas pistas da avenida”, informa Junior da Femac.
O prefeito lembra que parte da avenida está sendo totalmente reconstruída. “A pavimentação que existia foi feita de forma inadequada em período anterior à gestão de Beto Preto, com base de piçarra e sem rede de drenagem. Infelizmente, estamos tendo que investir recursos públicos para reconstruir o que foi mal feito”, lamenta.
Junior da Femac salienta que foram implantados retornos no canteiro central da avenida, atendendo pedido dos moradores da região dos Jardins Cidade Alta, Vicente de Castro e Uirapuru. “Esta parte inicial do projeto de modernização será completada com a implantação de calçadas em concreto alisado. O serviço já foi executado de um lado da avenida, faltando o calçamento da outra lateral e do canteiro central”, afirma, acrescentando que outros cerca de 300 metros da avenida serão recapeados. “Com isso, as melhorias atenderão toda a extensão da via”, completa o prefeito.
O engenheiro Herivelto Moreno informa que a reconstrução da “Pinho Araucária” compreendeu a remoção do asfalto antigo, implantação da rede de drenagem, deslocamento de postes de energia para a viabilização dos retornos, meio fio e aplicação da capa asfáltica. “Neste trecho ficarão faltando apenas parte das calçadas e a sinalização de trânsito”, reforça Herivelto.
MODERNIZAÇÃO – O prefeito de Apucarana salienta que a modernização não ficará restrita à Avenida Pinho Araucária. “É uma obra que foi projetada para interligar diversos bairros ao Contorno Norte de Apucarana (PR-170 – Rodovia Michel Soni). Por isso, a Rua Koei Tatesuji, que passa ao lado da Sociedade Rural, também será reconstruída e ampliada, passando a ter 12 metros de largura”, ressalta.
De acordo com o prefeito, está tudo preparado para o início das obras nesta via. “Já foi feito o abate de 48 hibiscos, o deslocamento do alambrado no entorno da Sociedade Rural e de alguns postes da rede de energia elétrica. São situações que muitas vezes acabam prejudicando um pouco o ritmo das obras”, observa Junior da Femac.
A modernização da Avenida Pinho Araucária e da Rua Koei Tatesuji, que contará ao todo com 12 mil m² de pavimento novo, está sendo tocada com recursos federais que foram solicitados em 2017 pelo então prefeito Beto Preto e liberados com ajuda do deputado federal Sérgio Souza. A verba é oriunda do FGTS e liberada através de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), no âmbito do Programa de Infraestrutura de Transporte e Mobilidade Urbana (Pró-Transporte) por intermédio do Programa Avançar Cidades, do Governo Federal. Com investimento de R$ 1,4 milhão, a empresa vencedora da licitação é a Romo Pavimentadora Ltda., de Apucarana.