Uma videoconferência entre o prefeito Júnior da Femac e o defensor Público-Geral do Paraná, Eduardo Abraão, celebrou nesta quinta-feira (09/07) a concessão, por parte da prefeitura, de espaço próprio para a Defensoria Pública no município. O diálogo também contou com participação de Renata Miranda Duarte e Maísa Dias Pimenta, defensoras públicas em Apucarana.
Atualmente, a instituição que presta gratuitamente orientação e defesa jurídica a cidadãos de baixa-renda, ocupa três salas no Fórum Desembargador Clotário Portugal, com nove funcionários, sendo duas defensoras, assistente social, quatro estagiários de graduação e dois de pós-graduação.
O imóvel cedido pelo município, com aprovação dos vereadores, possui sete salas e recepção, e fica localizado na Rua Erasto Gaertner, nº 126, no centro da cidade. “Agradeço ao prefeito Júnior da Femac por este apoio. Através de parcerias conseguimos estar ainda mais próximos da população, contribuindo para melhorar a vida das pessoas. Percebe-se que Apucarana tem um gestor que atua visando sempre a eficiência”, pontuou Eduardo Abraão, defensor Público-Geral do Paraná.
Além da localização privilegiada que facilitará a logística e acesso da população, a sede própria proporcionará maior conforto tanto aos servidores quanto ao público. “O prefeito Júnior da Femac acolheu a Defensoria Pública e no novo espaço vamos poder expandir o atendimento, com mais privacidade para atender as pessoas. A sede própria vem para fortalecer a instituição e afirmar sua autonomia”, destacou a defensora pública Renata Miranda Duarte, frisando que a mudança ainda não tem data definida por conta da pandemia do novo coronavírus.
O prefeito Júnior da Femac disse que a prefeitura permanece à disposição para contribuir. “A Defensoria Pública é uma instituição que completa uma lacuna muito importante, permitindo com que o cidadão mais simples tenha acesso a profissionais de qualidade, condição que antes só era possível para quem tem muito dinheiro. A prefeitura se sente honrada em poder estar contribuindo para a melhoria dos trabalhos e permanece à disposição para novas parcerias”, disse o prefeito, frisando que a Defensoria Pública tem como missão constitucional garantir assistência jurídica integral e gratuita àqueles que não podem custeá-la.
Atendimento – Em razão da pandemia, os atendimentos da Defensoria Pública em Apucarana são realizados exclusivamente pelos telefones (43) 3424-1341, (43) 99865-8903, (43) 99166-6009, de segunda a quinta-feira, das 12 às 17 horas, e pelo e-mail apucarana@defensoria.pr.def.br.