A Autarquia Municipal de Educação está realizando os últimos preparativos para o início do ano letivo nas unidades de ensino de sua rede. As aulas devem começar na próxima quarta-feira (25/01) nos centros municipais de educação infantil, enquanto que as escolas estarão de portas abertas aos alunos a partir do dia 08 de fevereiro.

Entretanto, os professores e demais funcionários da educação retornam antes às suas atividades, com o objetivo de prepararem os espaços escolares para o recebimento das crianças.

“Desde hoje (23), os professores dos CMEIs já estão reunidos em formação continuada, discutindo o currículo da educação infantil, a organização pedagógica, a gestão democrática, a afetividade, a psicomotricidade e o desenvolvimento na primeira infância, entre outros tópicos,” afirmou a secretária Marli Fernandes.

Os professores, estagiários, secretários, merendeiras e zeladores das escolas municipais, por sua vez, farão o planejamento para o ano letivo de 2017 entre os dias 02 e 07 de fevereiro.

“O objetivo é que todos os servidores participem das atividades que, além da organização em si, vão debater temas relevantes como a importância da atuação dos diversos conselhos municipais, o trabalho colaborativo e a pedagogia histórico-crítica,” acrescentou professora Marli.

As escolas e CMEIs da rede municipal também estão recebendo novos equipamentos e materiais didáticos. De acordo com a superintendente de operações da AME, professora Cibele Barneze, serão enviados às instituições, nos próximos dias, livros da coleção Prosinha (para a educação infantil), livros da coleção Spaghetti Kids (para as aulas de inglês), jogos de conhecimentos matemáticos, dominós, legos, ábacos, torres de formas geométricas, túneis lúdicos, alfabetos móveis, quadros em Braille, microscópios e balanças digitais.
Uma empresa terceirizada ainda foi contratada pela AME, por meio de processo licitatório, para realizar serviços de roçagem e limpeza nos terrenos das 60 unidades municipais de ensino. O cronograma já está em andamento.

Aproximadamente 11.300 crianças estão matriculadas até o momento na rede municipal de educação para o ano letivo de 2017, sendo 2.080 nos CMEIs e 9.220 nas escolas. O número, entretanto, pode aumentar até o início das aulas.