A Autarquia Municipal de Saúde (AMS), através de portaria 1294 do Ministério da Saúde, foi contemplada com recursos adicionais para realização de cirurgias eletivas. Com início previsto para julho, os procedimentos cirúrgicos irão priorizar as áreas de ortopedia, otorrino, urologia, vascular, ginecologia e cirurgias gerais como hérnia, vesícula, hemorroida, entre outras.
A liberação dos recursos faz parte da estratégia do Ministério da Saúde para ampliar o acesso aos procedimentos cirúrgicos eletivos. “São R$ 160 mil que irão ajudar reduzir o tempo na fila de espera. O atendimento seguirá a ordem de agendamento da Autarquia Municipal de Saúde”, afirma o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.
São consideradas cirurgias eletivas aquelas que não se caracterizam como casos de urgência e emergência, como catarata, hérnia, vesícula, retiradas de útero, amídalas e adenoide, varizes e correções de artrose e deformidades, entre outras. Os procedimentos serão realizados em hospitais credenciados junto ao SUS, incluindo o Hospital Providência e o Materno Infantil.