Para os pais acompanharem a qualidade da alimentação que seus filhos recebem nos centros infantis (CMEIs) e escolas, a Autarquia Municipal de Educação divulga mensalmente os cardápios da merenda em seu site. Inclusive, os menus referentes ao mês de março já se encontram disponíveis. Para visualizá-los, as famílias devem acessar: http://www.apucarana.pr.gov.br/ame/cardapios-da-merenda-escolar/

Aproximadamente 12,5 mil crianças, com idades entre quatro meses e dez anos, estão matriculadas na rede municipal de educação em 2023. “Os estudantes recebem três refeições nas escolas (café da manhã, almoço e café da tarde) e quatro nos CMEIs (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar). Os bebês de quatro a seis meses, por sua vez, são contemplados com cinco porções de fórmula infantil, alimento que se assemelha ao leite materno,” detalhou a secretária Marli Fernandes.

“Uma boa nutrição é fundamental para que as crianças e adolescentes tenham energia suficiente para estudar, brincar e praticar atividades físicas. Por isso, na nossa gestão, nós buscamos ofertar alimentos da melhor qualidade aos estudantes. Aliás, a maioria deles é adquirida junto à agricultura familiar, por meio dos programas Compra Direta e Terra Forte, como pães, bolos, laticínios, frutas, verduras e legumes fresquinhos,” afirmou o prefeito Junior da Femac.

O vice-prefeito Paulo Vital lembrou que produtos específicos também são garantidos aos alunos que possuem algum tipo de restrição alimentar, como diabetes, alergia ao ovo, fenilcetonúria e intolerância ao glúten e/ou à lactose. “Em Apucarana, o lema da administração é ‘Ninguém fica para trás’. O nosso objetivo é que todas as crianças tenham condições de se desenvolver plenamente,” disse.

Os cardápios da merenda escolar são desenvolvidos por uma equipe de nutricionistas da Autarquia Municipal de Educação.