Idosos atendidos pelo serviço de assistência social da Prefeitura de Apucarana participaram nesta sexta-feira (27/07), de uma confraternização julina. Com direito a baile animado com música ao vivo, danças caipiras e muita comida típica, o evento aconteceu nas dependências do Sesc Apucarana e reuniu mais de 200 participantes.
O vice-prefeito Júnior da Femac prestigiou o evento e, representando o prefeito Beto Preto, falou das políticas públicas implementadas pela atual administração. “Apucarana pode dizer com segurança que hoje é uma cidade com um olhar social por toda a sua população. No que tange os nossos queridos idosos, temos avançado não só na assistência social, mas de forma universal com investimentos em acessibilidade nas ruas, construção de calçadas, capacitações e outros cuidados com iniciativas encabeçadas por diversas secretarias: da Mulher e Assuntos da Família, Cultura, Educação, Saúde, entre outras”, comunicou o vice-prefeito.
Júnior destacou que em breve o prefeito Beto Preto vai inaugurar as obras de reforma do Centro de Atendimento à Terceira Idade (CATI), localizado no Jardim Aeroporto. O local, onde a Secretaria Municipal da Assistência Social desenvolve uma série de atividades em benefício dos idosos, recebeu investimentos na ordem de R$187,3 mil, com a construção de rampas e corrimãos, troca de piso, reforma de banheiros, revisão do telhado e troca do forro, instalações elétricas e hidráulicas, melhoria da ventilação natural, pintura, elevação de muro e portão. “O investimento está sendo feito via Fundo Municipal do Idoso com R$150 mil conquistados pelo Conselho Municipal dos Diretos da Pessoa Idosa de Apucarana (CMDPI) junto à Fundação Itaú Social, mais R$37.319,88 de contrapartida municipal”, lembrou Júnior da Femac.
A festa – O “arraía julino”, organizado pela Secretaria da Assistência Social, já é tradição. “Realizamos todas as sextas-feiras aqui no Sesc, um baile com os idosos. Aproveitamos uma data de julho para promover o nosso arraiá, uma festa no estilo caipira que além dos frequentadores semanais, atrai até visitantes de outras cidades”, relata a assistente social Eulina Vicentini, coordenadora do evento.
Segundo ela, toda a decoração temática foi feita pela equipe da secretaria municipal. “Muitos dos idosos também trouxeram bolos e outras guloseimas que eles mesmos fizeram. A festa foi mais uma vez coroada de sucesso, pois proporcionou o fortalecimento de vínculos, além da saúde física e mental. Muitos até vieram para dizer que foi a melhor festa de todas já realizadas”, disse Eulina, agradecendo ao apoio do prefeito Beto Preto, do vice Júnior da Femac, da secretária Municipal da Assistência Social, Ana Paula Nazarko e do Sesc Apucarana. “Um grande parceiro nosso, que sede suas dependências para que todas as sextas-feiras os idosos possam se encontrar em um ambiente especial e seguro”, pontuou a assistente social da prefeitura. Ela salienta que o trabalho de coordenação do atendimento social direcionado aos membros da terceira idade é feito juntamente com a psicóloga do Centro Dia, Kelly Roberta Palombello Magalhães dos Santos.