A Rua Ponta Grossa foi escolhida para a retomada do Programa de Revitalização de Espaços Comerciais, projeto que será desenvolvido em parceria pelo Sebrae, Sistema Fecomércio e Prefeitura de Apucarana. O anúncio foi feito pelo prefeito Junior da Femac nesta terça-feira (31) em ato realizado no Sebrae, em Curitiba. Participaram do evento, o vice-governador e presidente da Fecomércio, Darci Pianna; o diretor superintendente do Sebrae-PR,Vitor Roberto Tioqueta; o assessor especial do Governador Ratinho Junior, Beto Preto; e a presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana, Aida Assunção, representando os comerciantes da Rua Ponta Grossa.

De acordo com Junior da Femac, o programa é desenvolvido há 13 anos pelo Sebrae e a Fecomércio. “O programa foi paralisado em 2019 para a implantação de uma nova metodologia e atualização, reforçando o conceito de rua inteligente. A Rua Ponta Grossa foi escolhida para a retomada do programa e será o único espaço comercial que será revitalizado por meio desta iniciativa em 2022”, informa Junior da Femac.

O projeto será desenvolvido no espaço compreendido entre as ruas Miguel Simeão e Galdino Gluck, onde estão instaladas cerca de 150 empresas. “Um dos requisitos exigidos para que a região delimitada seja contemplada pelo programa é a forte densidade empresarial, aliado ao alto fluxo consumidores, importância econômica e de geração de empregos, além do reconhecimento de que a Rua Ponta Grossa é um polo comercial da cidade”, explica Junior da Femac.

O prefeito lembra que o Município já fez intervenções em outras vias, como na Rua Oswaldo Cruz, que ao longo do tempo naturalmente se transformou numa via gastronômica. “Instalamos ao longo da via 194 postes republicanos, o que garantiu uma iluminação diferenciada e um novo impacto visual”, exemplifica, citando ainda modernizações feitas em eixos comerciais em alguns bairros.

De acordo com Tiago Cunha, consultor do Sebrae em Apucarana, o programa é uma ação planejada entre o poder público, as entidades parceiras, como o Sivana, e empresários do varejo. “O objetivo é potencializar o espaço comercial, gerando ações de mercado, melhoria na gestão empresarial e investimentos em infraestrutura pública”, frisa Tiago Cunha.

O ponto inicial do processo de revitalização envolve a elaboração de um diagnóstico que norteará o projeto que será executado. “O diagnóstico será um indicativo de ações, como melhorias nas calçadas, iluminação, mobiliário urbano, sinalização, identidade visual e melhorias nas fachadas”, exemplifica.

O programa seguirá um cronograma pré-estabelecido, que vai de junho a dezembro. “Já iniciamos a articulação com os parceiros e, a partir de junho, vamos mobilizar os empresários e escolher os membros da governança do projeto. Já em julho, está previsto o diagnóstico empresarial e a elaboração do plano de atividades. Em agosto, a intenção é que já tenhamos o projeto urbanístico e possamos lançá-lo oficialmente, para que entre os meses de setembro e dezembro ele seja executado”, pontua Tiago.

Conforme Fabrício Pires Bianchi, gerente da Regional Norte do Sebrae, o programa já promoveu a revitalização de ruas em Curitiba, Ponta Grossa, Castro, Paranaguá, Matinhos, Marechal Cândido Rondon, Francisco Beltrão, Maringá e Londrina. “Entre os resultados esperados estão o aumento do fluxo de consumidores e do faturamento, atração de novos negócios, incentivo à inovação com a ampliação de canais de venda por meio digital e implantação de inteligência de dados para tomada de decisões”, informa Bianchi.

Este projeto é um grande avanço para esta área de comércio varejista de Apucarana. “Isso representa a valorização do comércio e a união de todos para fazer este upgrade no visual desta região que é muito emblemática para Apucarana”, avalia o prefeito Junior da Femac, acrescentando que esse é o cuidado que a prefeitura, a Fecomércio e o Sebrae têm com o nosso comércio. Segundo ele, os empresários e os trabalhadores serão capacitados e, após pesquisas e um diagnóstico, irão acontecer as adequações e melhorias indicadas. “A parte física como a iluminação, o trânsito, bancos, floreiras, lixeiras e outros detalhes ficarão a cargo da prefeitura”, adianta o prefeito.

O ex-secretário de saúde e atual assessor especial do governador, Beto Preto, também participou da reunião que oficializou o projeto de revitalização da área comercial da Rua Ponta Grossa. “Quero agradecer a Fecomércio e o Sebrae por levar esse projeto a Apucarana. A valorização do nosso comércio popular e de rua é muito importante. Nós já tratamos disso há alguns anos junto com a Aída Assunção, e agora na gestão do prefeito Junior da Femac essa revitalização vai acontecer”, comentou Beto Preto.