Na próxima terça-feira, o Cine Teatro Fênix oferece mais uma grande atração para o público apucaranense. Trata-se de “Araca: Arquiduquesa do Encantado” que, através de um espetáculo cênico musical nos moldes de um programa de rádio da década de 30, reafirma o nome de Aracy de Almeida como sendo umas das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos.
O projeto londrinense “Araca: Arquiduquesa do Encantado” está entre as iniciativas contempladas no 1º edital do Prêmio Arte Paraná. O prêmio, que faz parte do programa estadual de fomento e incentivo à cultura, selecionou 24 espetáculos de Circo, Dança, Música e Teatro, para circulação e apresentação em todo o Estado. O projeto sobre Aracy de Almeida está entre os 7 selecionados na área de música, e programou 8 apresentações nos meses de novembro e dezembro, nas cidades de Ibiporã, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Cornélio Procópio e Apucarana.
Para a cantora Sílvia Borba, idealizadora do projeto, a turnê estadual é uma oportunidade de levar ao conhecimento do público a trajetória de uma das vozes femininas mais emblemáticas do mundo do samba. “Aracy foi considerada a melhor intérprete de Noel Rosa e sua maneira de cantar foi elogiada por Mário de Andrade”, destaca Sílvia.
Com uma hora de duração, o espetáculo tem o formato de um programa de rádio, um dos principais veículos da época. A montagem é resultado de mais de um ano de pesquisa dos músicos e a estreia aconteceu em julho deste ano. Desde então o grupo já fez sete shows na cidade de Londrina, através do patrocínio do Promic – Programa Municipal de Incentivo à Cultura.
Em Apucarana, a sessão acontece na próxima terça-feira (6), no Cine Teatro Fênix, às 20 horas. Os ingressos serão gratuitamente distribuídos na bilheteria a partir das 19 horas. Importante ressaltar que e a capacidade máxima de público do Cine Teatro Fênix é de 480 espectadores.
No palco, a cantora Sílvia Borba interpreta Aracy de Almeida, acompanhada pelos músicos Osório Perez, no violão sete cordas, André Mattos, na clarineta, Guilherme Araújo, no bandolim e Lucas Dias no pandeiro. A direção musical e os arranjos são de Paulo Vitor Poloni. O ator Leonardo Capeletti contracena com Sílvia Borba, sob a direção de Sílvio Ribeiro, também autor do roteiro. Os figurinos são assinados por Alex Lima.
O projeto é produzido pela A COR DA TERRA Produções, patrocinado pelo Prêmio Arte Paraná, da Secretaria de Estado da Cultura, apoiado pelo SESC-PR e vai realizar mais apresentações no estado do Paraná ainda nesta primeira semana de dezembro.
 

Publicações Recomendadas