Os alunos/atletas dos colégios de Apucarana foram destaques no atletismo durante a fase regional dos 68º Jogos Escolares do Paraná (JEP´s), que aconteceu nesse final de semana na pista do Complexo Esportivo Lagoão pelas classes “A” (15 a 17 anos) e “B” (12 a 14 anos), masculino e feminino. Os apucaranenses conquistaram 27 medalhas, sendo 11 de ouro, 9 de prata e 7 de bronze, com a competição reunindo alunos/atletas de estabelecimentos de ensino de 16 cidades pertencentes ao Núcleo Regional de Educação (NRE), de Apucarana.

O secretário municipal de Esportes, professor José Marcelino da Silva, o Grillo, disse que o município mostrou a sua força na modalidade. “O atletismo de Apucarana está de parabéns pelas conquistas alcançadas na fase regional dos Jogos Escolares, mostrando todo o potencial dos jovens atletas com a maioria se garantindo na macrorregional que acontecerá no mês de junho. A nossa base está forte e tem dado bons frutos conquistando muitos títulos para a cidade, com o atletismo tendo o apoio total do prefeito Junior da Femac”, destaca o professor Grillo.

A competição na classe “B” foi realizada na sexta-feira à tarde, com os alunos de Apucarana conseguindo boas colocações. O aluno Pedro Henrich Machado de Oliveira, do Colégio Osmar Guaracy Freire, foi campeão nas provas de 800m e 2.000m. Yohan Gabriel Brandino de Oliveira, do Colégio Izidoro Luiz Cerávolo, ficou em primeiro lugar na prova de 150m e conquistou a medalha de prata nos 800m.

O aluno Gabriel de Souza Bueno, do Colégio Platão, foi prata na prova de 80m e ganhou bronze na prova de 150m.

No feminino se destacaram Gabrielly Eduarda dos Santos de Souza, Andrelize Vitória Pereira da Cruz, do Colégio Alberto Santos Dumont, e Jady Maria Neves da Silva, do Colégio Platão. Gabrielly ganhou medalha de ouro nas provas de 2.000m e 800m; Andrelize foi prata nos 2.000m e Jady faturou bronze também na prova de 2.000m.

No sábado pela manhã foi disputada a classe “A”, com os apucaranenses alcançando bons resultados. Destaque para o aluno Cauã Carlos Lucchesi da Silva, do Colégio São José, campeão nas provas de 800m e de 3.000m. Também subiu no lugar mais alto do pódio o atleta Arthur Luis Kulibaba Pereira, do Colégio Cerávolo, na prova de 200m.

Foram medalhas de prata, Clayton Gomes Maciel (Colégio Godoma de Oliveira), nos 400m; José Vitor Ribeiro (Colégio Carlos Massaretto), 800m e 3.000m; e Samuel Augusto Burzinski (Colégio Santos Dumont), no arremesso de peso.

O aluno João Miguel Olmelzuk Teixeira da Silva, do Colégio Mater Dei, ganhou bronze nos 100m e Pedro Henrique Moraes da Silva, do Colégio Platão, também faturou bronze na prova de 400m.

Pelo naipe feminino foram campeãs as alunas/atletas Isabelle Thaise Pinheiro (Colégio São José), nas provas de 100 e 200m, e Ana Clara Avanci Cazadei (Colégio Mater Dei), no arremesso de peso.

A aluna do Colégio Platão, Marya Eduarda de Araújo Lima, foi prata nos 400m e nos 800m, enquanto Maria Eduarda Andrade, do Colégio Santos Dumont, ganhou medalha de bronze nos 100m e nos 800m.

Os Jogos Escolares do Paraná são uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte e da Superintendência Geral do Esporte. O evento conta com o fundamental apoio dos Núcleos Regionais de Educação e das prefeituras municipais.