Com 166 casos confirmados e 412 esperando resultados de exame, a Autarquia Municipal de Saúde alerta para população reforçar os cuidados de prevenção contra a dengue. Paralelamente ao enfrentamento do Covid-19, o combate ao Aedes Aegyti tem sido uma prioridade dentro da estrutura de saúde pública do município.
Para manter ininterrupto o trabalho de vistoria nas residências em tempos de pandemia do coronavírus, os agentes de endemias passaram a atuar nesta semana usando Equipamento de Proteção Individual (EPI). “Pedimos que a população permita o acesso dos profissionais de saúde em seus quintais. Visando sua proteção pessoal e dos moradores, eles estão usando máscara, luva e contam com um kit de álcool em gel e sabonete líquido para higienização das mãos ao longo do dia”, explica o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.
Kaneta observa que a manutenção da vistoria domiciliar é de suma importância para conter o avanço dos casos da dengue. “A visita nas residências será rápida e vai se restringir a parte externa das residências”, destaca Kaneta.
O prefeito Junior da Femac reforça o apelo para população facilitar o trabalho dos agentes de endemias nas vistorias domiciliares. “Devido ao coronavírus, adotamos medidas de proteção por parte dos agentes para que o enfrentamento contra dengue siga com todo rigor necessário. Também peço aos apucaranenses que façam a sua parte, cuidando dos seus quintais. Verifiquem com freqüência se suas casas estão livres de recipientes que acumulem água e sirvam se ambiente ideal para proliferação do mosquito da dengue”, enfatiza Junior da Femac.
O último boletim da dengue divulgado na terça-feira (31) pela Secretaria da Saúde do Paraná (SESA), o estado registra 69 óbitos confirmados por dengue. “Estamos em epidemia no Paraná e o combate ao mosquito transmissor deve ser constante. Os números estaduais mostram que a dengue exige alerta diário para eliminação dos criadouros e a população deve estar atenta às medidas preventivas, pois 90% dos focos do Aedes Aegypti estão nos domicílios”, afirma o secretário estadual da Saúde,  Beto Preto.
O boletim do dia 31 da SESA mostra o Paraná com 87.900 casos de dengue confirmados.
O Estado soma 204.807 notificações da doença e 364 municípios atingidos. Na situação de epidemia atinge 177 cidades e outras 32 estão em situação de alerta.