Pela primeira vez, Apucarana sediará os Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (PARAJAPs). O município sediará a sétima edição do evento, que acontecerá em novembro de 2018. A escolha aconteceu durante o 6º PARAJAPS, que foi encerrado neste final de semana em Maringá.
Além de comemorar a escolha, Apucarana também festeja os bons resultados na competição disputada em Maringá. “Apucarana participa pela terceira vez dos PARAJAPS e neste ano conseguiu o sétimo lugar, enquanto em edições anteriores ficava entre o 14º e o 18º lugar”, compara Jossuela Pinheiro, secretária municipal de Esportes e Lazer.
Apucarana esteve representada nas modalidades de golf 7, handebol e atletismo. “O handebol masculino ficou com o título de campeão e outro destaque também foi no atletismo, com medalhas de ouro e prata”, frisa Jossuela.
O prefeito de Apucarana, Beto Preto, afirma que a organização do PARAJAPS de 2018 é mais um desafio para a atual administração. “Estaremos sediando pela primeira vez os jogos paradesportivos, que reunirão cerca de 1.500 atletas. As nossas praças esportivas atendem os requisitos para sediar esta competição, mas serão necessários alguns ajustes. Será um grande desafio e também mais um grande aprendizado”, pontua Beto Preto.
Organizado pelo Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo, e em parceria com o município-sede, o PARAJAPS é disputado nas modalidades de atletismo, basquetebol de cadeira de rodas, bocha adaptada, futsal, goalball, golf 7, handebol DI, handebol de cadeira de rodas, natação, parabadminton, paracanoagem, paraciclismo, tênis de mesa, vôlei, xadrez.