Apucarana vai receber a etapa intermunicipal da Conferência Nacional de Educação (Conae). O encontro está marcado para a próxima sexta-feira (15/6), a partir das 8 horas, no auditório Gralha Azul, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
Organizada pelo Núcleo Regional de Educação, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, a União dos Dirigentes Municipais de Educação e a Autarquia Municipal de Educação, a etapa intermunicipal da Conae envolve 340 inscritos de dezesseis municípios. Os participantes representam as redes municipal e estadual de ensino, além de colégios particulares, Conselhos Municipais de Educação, Fóruns Municipais de Educação, Câmaras Municipais, Instituições de Ensino Superior, estudantes e pais de alunos.
Na edição desse ano da Conae, a discussão gira em torno do tema “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.
A secretária municipal de educação de Apucarana, Marli Fernandes, destaca que o conjunto de emendas e moções aprovadas na etapa intermunicipal deve ser encaminhado, posteriormente, para as fases estadual e nacional da Conae.  “Além dos debates e da troca de experiências entre os inscritos, haverá palestras com o coordenador da Rede de Monitoramento e Avaliação dos Planos de Educação do Paraná, Maurício Pastor dos Santos, e com a secretária municipal de educação de Barretos, professora Silvia de Almeida,” adianta.
Participam da etapa intermunicipal da Conae, representantes dos municípios de Apucarana, Arapongas, Bom Sucesso, Borrazópolis, Califórnia, Cambira, Cruzmaltina, Faxinal, Jandaia do Sul, Kaloré, Marilândia do Sul, Marumbi, Mauá da Serra, Novo Itacolomi, Rio Bom e Sabáudia.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2018 – EIXOS
​I – O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação;
II – Planos decenais e o SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais;
III – Planos Decenais, SNE e Gestão Democrática: participação popular e controle social;
IV – Planos decenais, SNE e a Democratização da Educação: acesso, permanência e gestão;
V – Planos decenais, SNE e Educação e Diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão;
VI – Planos Decenais, SNE e Políticas Intersetoriais de Desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação;
VII – Planos Decenais, SNE e Valorização dos Profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde;
VIII – Planos Decenais, SNE e Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social.