De 21 a 29 de julho, Apucarana será mais uma vez a capital estadual do esporte escolar. Pela segunda vez, o município irá sediar a fase final da categoria “A” do 64º Jogos Escolares do Paraná (JEP´s). A largada para a organização deste evento, que vai reunir mais de 6 mil atletas, foi dada nesta terça-feira (17/07), quando o prefeito de Apucarana Beto Preto, reuniu no gabinete representantes da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Secretaria Municipal de Industria e Comércio, Autarquia Municipal de Saúde,Autarquia de Educação, Comando da Policia Militar e Guarda Municipal e representante do Núcleo Regional de Educação.
“Primeiramente, quero agradecer o empenho de todos aqueles que estão trabalhando na organização da fase final da categoria A. É a sexta vez em cinco anos que estamos recebendo a etapa final de uma competição de nível estadual. Isso gerou uma grande repercussão no esporte da cidade e a possibilidade de sediarmos, em sequência, também a fase final da categoria A dos Jogos Abertos do Paraná”, frisou Beto Preto.
De acordo com o prefeito, mais uma vez os apucaranenses terão a oportunidade de assistir disputas que envolverão atletas de cerca de 130 municípios paranaenses, na faixa etária compreendida entre os 15 e 17 anos. “Se já fizemos uma festa bonita nas outras edições, vamos nos empenhar para que essa final seja um evento ainda mais exitoso”, completa Beto.
Além de mobilizar a população de Apucarana, Beto Preto quer envolver os estudantes da rede municipal de ensino. “Há 19 anos a pista de atletismo do Lagoão não recebia uma competição oficial. Agora isso está acontecendo quatro vezes num curto espaço de tempo e em eventos desta magnitude. É importante que os alunos das escolas municipais que se destacam no atletismo possam assistir às competições, para que cada vez mais tomem gosto pelo esporte”, solicita.
Na reunião de trabalho foram tratados diversos assuntos, como a apresentação dos locais de competições e as modalidades, segurança, cerimônia de abertura, identificação de locais que servirão de alojamento para os atletas e o envolvimento de outras secretarias municipais, entre outros.
A policia militar através do subcomandante da corporação, Major Marcos José Facio, participou da reunião. “Nos iremos intensificar a patrulha nas praças esportivas, nos alojamentos dos atletas e também na solenidade de abertura. Iremos solicitar ainda o apoio do Batalhão de Patrulha Escolar sediado em Londrina, para que sejam enviados policias para reforçar o efetivo durante o evento”, detalhou o oficial.

O secretário de Indústria e Comércio, Moacir Salve observou que os jogos irão movimentar o comércio local como um todo, em especial a gastronomia. “Esperamos que os comerciantes de todos os ramos possam aproveitar para aumentar suas vendas nessa semana, em que seis mil pessoas a mais estarão circulando pela cidade. Mas principalmente o setor gastronômico possa oferecer e atrativos aos participantes dos jogos”, finalizou o secretário.

O 64º Jogos Escolares do Paraná é organizado pelo Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Educação (SEED), Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (SEET), Núcleos Regionais de Educação (NRE), com apoio da Prefeitura de Apucarana.