Como vem sendo realizado desde o início da pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Apucarana, por meio da Autarquia Municipal de Educação (AME), distribuiu novamente hoje (25/5) cestas básicas aos pais de alunos matriculados na rede. Os kits foram montados com alimentos provenientes da merenda escolar e contemplaram aproximadamente 1.100 famílias.
A secretária de educação, Marli Fernandes, explica que o objetivo é garantir que nenhuma criança passe fome durante o período de suspensão das aulas. “Nós sabemos que muitos pais perderam toda ou parte da renda por causa da pandemia. O consumo de alimentos também aumentou com os filhos o dia inteiro em casa. Nesta semana, as cestas estão sendo repassadas  aos cadastrados no Programa Bolsa Família. Mas, a partir da próxima terça-feira (2/6), nós iniciaremos mais uma etapa da distribuição dos produtos hortifrúti, da Agricultura Familiar, para todas as famílias que responderam positivamente ao levantamento feito pelos CMEIs e Escolas,” disse.
Segundo a diretora do Departamento de Alimentação Escolar, nutricionista Jaqueline de Oliveira, as cestas entregues hoje são compostas de alimentos perecíveis e não perecíveis. “São produtos que já estavam no nosso estoque e, em situação normal, seriam utilizados no preparo da merenda escolar,” afirmou.
A distribuição das cestas segue a um rigoroso cronograma, organizado pela AME, para evitar aglomeração de pessoas nos CMEIs e Escolas. “Todas as unidades dispõem de álcool em gel e o uso de máscara é obrigatório tanto para os servidores como para os pais dos alunos,” lembrou a secretária Marli Fernandes.
O prefeito Júnior da Femac destacou o esforço feito pela administração municipal para conter a disseminação do novo coronavírus em Apucarana. “Algumas das ações que nós já realizamos e que eu acredito que estão contribuindo para refrear a transmissão da doença são: distribuição de 50 mil frascos de sabonete líquido e de mais de 100 mil máscaras de proteção para a população, fechamento do comércio no início da pandemia, desinfecção diária de ambientes como praças, terminal do transporte coletivo e o entorno do Hospital da Providência, e a compra de mil testes rápidos para a Autarquia de Saúde. Em contrapartida, eu peço aos apucaranenses que cuidem bem de si mesmos e dos seus familiares, ficando em casa o máximo que puderem, usando as máscaras nas ruas e higienizando constantemente as mãos. Juntos, nós venceremos mais esse desafio,” declarou.