O Hospital da Providência, em Apucarana, está abrindo mais seis leitos, sendo três em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e mais três no sistema semi-intensivo. Ao mesmo tempo, a instituição irá agregar mais seis leitos clínicos, todos reservados para atender pacientes da Covid-19.

O anúncio foi oficializado no final da manhã desta quinta-feira, em reunião por vídeo conferência mantida pelo prefeito Junior da Femac com a diretora geral do Hospital da Providência, irmã Geovana Ramos. Também participaram o vice-prefeito Paulo Sérgio Vital; o vice-presidente da Autarquia Municipal de Sáude, Emídio Bachiega; e o superintendente em Atenção Básica de Saúde, Marcelo Viana; além do vereador Luciano Molina.

Foi confirmada ainda a abertura de mais nove leitos clínicos infantis, que começam a ser ativados nesta sexta-feira no Hospital Materno Infantil do Providência. O prefeito Junior da Femac reivindicou um reforço emergencial para Apucarana, junto ao Governo do Estado, por meio do secretário de saúde, Beto Preto.

“Diante deste quadro iminente de colapso do sistema de saúde local, com a ocupação de leitos muito próxima de 100% da sua capacidade, buscamos ajuda junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e também junto ao Ministério da Saúde”, informou o prefeito, assinalando que, “felizmente, obtivemos uma resposta positiva”.

Até o início da noite desta quinta-feira (4), a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Providência, destinada exclusivamente para pacientes da Covid-19, tinha dezoito das suas vinte vagas ocupadas.

Durante a vídeo conferência a irmã Geoavana Ramos também reforçou a recomendação das autoridades da saúde pública, no sentido de que a população respeite o distanciamento social e use máscaras. “É preciso que todos tenham consciência do momento difícil que enfrentamos e colaborem para evitar a falta de leitos de internamento”, observou a diretora do hospital.

A direção dos dois hospitais foi orientada a manter estoques altos de oxigênio nos reservatórios (tanques) instalados nos dois prédios.