Visando atingir um maior número de pessoas, Apucarana realiza neste sábado (10/05) o Dia D da Vacinação Contra a Influenza, com atendimento em horário diferenciado, das 12 horas às 18 horas. A mobilização acontecerá nas 28 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem sala de vacina.

O secretário municipal de Saúde, Guilherme de Paula, afirma que a escolha pelo atendimento no período da tarde foi definida em conjunto com as equipes da Divisão de Vigilância Epidemiológica e da Estratégia Saúde da Família (ESF). “As equipes relataram que a busca pela vacina em campanhas anteriores sempre foi maior no período da tarde. Por isso, optamos em concentrar o atendimento nesse horário, com seis horas de vacinação ininterrupta, buscando alcançar o maior número de pessoas”, explica.

A campanha de vacinação contra a gripe começou em Apucarana no dia 1º de abril e, desde então, está aberta a todos os grupos prioritários. “Em anos anteriores, a campanha era liberada por etapas. Como neste ano foram contemplados todos os públicos prioritários desde começo, muitos deles – principalmente os idosos – já se imunizaram nas primeiras semanas”, afirma.

De Paula assinala que a estratégia de realizar o Dia D no período da tarde busca atingir especialmente as crianças e trabalhadores. “Durante o horário comercial, muitas pessoas não conseguem ir até uma UBS. Por isso, no sábado à tarde a nossa expectativa é que possamos atender mais trabalhadores e também que os pais levem seus filhos”, salienta.

O prefeito Rodolfo Mota conclama a população a participar da mobilização. “É muito importante que os pais aproveitem essa oportunidade para levar seus filhos e que os trabalhadores que não conseguiram se imunizar durante a semana procurem as unidades neste sábado. Estamos nos aproximando do inverno e a preocupação com a questão das infecções respiratórias aumenta”, observa.

O coordenador da Divisão de Vigilância Epidemiológica da AMS, Pablo Saito, reitera a preocupação com as crianças do grupo prioritário de 6 meses a menores de 6 anos de idade.  “Já estamos vendo pela imprensa alguns estados vizinhos aqui do Paraná com aumento nas internações por doença respiratória. Sem a vacina, a pessoa pode ter uma gripe mais forte, a imunidade cai e fica suscetível a infecções bacterianas ou outras infecções virais, aumentando também o risco de pneumonia”, alerta.

Saito afirma ainda que os usuários que comparecerem às unidades de saúde também terão a oportunidade de atualizar a carteira de vacinação, com doses de outros imunizantes. As pessoas que irão se vacinar e os responsáveis pelos menores de idade devem levar documento com foto e carteirinha de vacinação (física ou digital). “Já os trabalhadores de todos os grupos elencados devem também comprovar a profissão por meio de carteirinha de classe ou holerite”, completa. 

GRUPOS PRIORITÁRIOS

    • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
    • Gestantes
    • Idosos com 60 anos ou mais de idade
    • Puérperas
    • Trabalhadores da Saúde
    • Professores do ensino básico e superior
    • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
    • Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento
    • Profissionais das Forças Armadas
    • Pessoas com deficiência permanente
    • Caminhoneiros
    • Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso
    • Trabalhadores dos Correios
    • População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade
    • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
    • Pessoas em situação de rua
    • Indígenas

UNIDADES DE SAÚDE ONDE AS DOSES ESTÃO DISPONÍVEIS

  • UBS MYIOJI KOGURE (JARDIM ACLIMAÇÃO)
  • UBS DR ANTONIO SACHELLI (JARDIM COLONIAL)
  • UBS EMÍLIA CRETUCHI (PARQUE BELA VISTA)
  • UBS PADRE DOMINIQUE (CAIXA SÃO PEDRO)
  • UBS ROMEU MILANI (CENTRO)
  • UBS IZILIA FOLADOR (FARIZ GEBRIM)
  • UBS DR. MASSAYOSHI TATESUZI (JARDIM PRIMAVERA)
  • UBS EROS PACHECO (NÚCLEO AFONSO CAMARGO)
  • UBS ELAYNE MAZUR (JARDIM INTERLAGOS)
  • UBS EUNICE PENHARBEL (RESIDENCIAL SUMATRA)
  • UBS BOLIVAR PAVÃO (JARDIM AMÉRICA)
  • UBS ANA MARIA PEPATO (JARDIM TRABALHISTA)
  • UBS JOAQUIM TRIZOTTI (NÚCLEO ADRIANO CORREA)
  • UBS LEOPOLDO HARTWIG JR. (VILA NOVA)
  • UBS MARIA DO CAFÉ (JARDIM PONTA GROSSA)
  • UBS MERCEDES SILVA MORENO (VILA REGINA)
  • UBS ORESTE G. MARQUITO (JARDIM MARISSOL)
  • UBS OSVALDO DAMIN (JABOTI)
  • UBS MARCOS S. MASCARO (NÚCELO PARIGOT DE SOUZA)
  • UBS PEDRO BARRETO (DISTRITO VILA REIS)
  • UBS RODRIGO TRAMONTIN YOSHII (VILA APUCARANINHA)
  • UBS RAUL CASTILHO (NUCLEO JOÃO PAULO)
  • UBS TAKAITI MIYADI (NÚCLEO DOM ROMEU)
  • UBS VALDECIR DE PAULA (JARDIM DAS FLORES)
  • UBS WALTER LAZARINI (DISTRITO DE PIRAPÓ)
  • UBS BENEDITO CLÁUDIO “PINGA FOGO” DE OLIVEIRA (RESIDENCIAL SOLO SAGRADO)
  • UBS JULIA RENCZKOWSKI (NÚCLEO HABITACIONAL MARCOS FREIRE)
  • UBS MARIO VERUSSA (CORREIA DE FREITAS)

Publicações Recomendadas