Com o tema “Comida no campo e na cidade: o que temos e o que queremos”, a  2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional reuniu hoje, no Centro da Juventude, um público formado por representantes da EMATER, Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Sindicato dos Produtores Rurais, de instituições de ensino e, principalmente, produtores rurais, entre outros.
A programação do evento, organizado da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), colocou em debate três eixos temáticos: Alimentação como princípio de existir; Desafios e possibilidades na construção da política pública; e a geografia da fome e o desperdício de alimentos.
“Nesta tarde preciso do total empenho de vocês na discussão deste importante tema. O que essa conferência colocar no papel vamos nos empenhar para colocar em prática”, afirmou o prefeito Junior da Femac, dirigindo uma saudação especial aos produtores rurais que formavam boa parte dos participantes da conferência. “Vocês nesta tarde são fundamentais porque são os que colocam a mão na massa, sabem dizer como a produção de alimentos é feita na prática e serão diretamente afetados pelas políticas públicas que podem ser definidas a partir do que for discutido aqui”, complementou Junior da Femac.
A Secretária Municipal da Assistência Social, Ana Paula Nazarko, lembrou que a conferência é um espaço amplo e democrático de reflexão, debate e definição de propostas que em muito vão contribuir para deliberação de políticas públicas para qualidade nutricional da população. “Nos sentimos ainda mais estimulados a promover esse debate em uma administração municipal que já demonstrou na prática que se preocupa esse importante tema. Um exemplo é a qualidade da merenda escolar, premiada em âmbito estadual e nacional”, disse Ana Paula.
Antecedendo os debate e grupos de trabalho, a mestre em nutrição e coordenadora do curso de Nutrição da FAP, Tatiana Marin, proferiu palestra sobre o tema “Comida no campo e na cidade: o que temos e o que queremos”.
Além da plenária final com aprovação das propostas, também foram eleitos os delegados para a 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, no mês de agosto, em Curitiba.
 
 

Publicações Recomendadas