A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no Bairro da Igrejinha, promoverá a 15ª Festa de Santo Expedito, nos dias 27 e 28 de abril. Haverá shows de prêmios, musical, pirotécnico e de talentos, procissão luminosa e missas. A programação acontecerá no Parque Ecológico Santo Expedito, que é administrado pela paróquia, e são esperadas caravanas de várias regiões do Paraná e também de outros estados.
O evento conta com diversos apoiadores, entre os quais a Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística de Apucarana (Promatur). O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, afirma ainda que, a exemplo de anos anteriores, a Prefeitura vai atuar na manutenção do parque e em melhorias nas vias de acesso, além de colocar a Guarda Municipal à disposição para disciplinar o trânsito nesta região da cidade durante o evento.
“Estamos contando também com a colaboração de pessoas de fora da paróquia, mas o principal esforço está vindo dos nossos próprios paroquianos, que estão empenhados nesta tarefa de preparar e acolher bem os visitantes”, assinala o padre Domingos Sávio Lazarin, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.
Conhecido como “santo das causas impossíveis” pelos cristãos católicos, Santo Expedito também é chamado para interceder nas situações que precisam medidas urgentes. O seu dia oficial é 19 de abril. “Neste ano, o dia cai na Sexta Feira Santa. Por isso, resolvemos fazer a festa no final de semana seguinte”, explica padre Sávio.
O evento, conforme o padre Sávio, tem um caráter eminentemente religioso e a parte festiva está restrita às atividades de recepção e acolhimento. “Convidamos as pessoas para que venham nos visitar nos dias 27 e 28. É um momento de fé e nos sentiremos muito felizes em acolher os fiéis de Apucarana e também as caravanas que vêm de outros municípios”, convida.
PROGRAMAÇÃO – A festa inicia sábado à tarde, com a acolhida das caravanas. Às 19 horas, haverá procissão luminosa e missa. Um dos pontos altos da programação é o show musical com a Banda Estância Divina, de Califórnia, que ocorre logo a seguir, às 21 horas. “É uma banda que apresenta canções religiosas no ritmo da música gaúcha”, resume o padre Sávio.
No domingo, estão programadas quatro missas: às 7h30, 9 horas, 14 horas e 16 horas. O show de prêmios está agendado para as 10h30 e o show de talentos para as 17h30. A 15ª Festa de Santo Expedito será encerrada com uma queima de fogos de artifício, às 19 horas.