A tarde desta sexta-feira (31/7) teve movimento incomum pelas vias de tráfego da cidade: em diversas ruas do centro foi possível ver um comboio de carros com balões de gás rosa e lilás, viaturas da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal acionando sirenes, chamando a atenção para veículos da secretaria da Mulher e de Assuntos da Família expondo cartazes de combate ao feminicídio. A carreata reuniu cerca de 50 veículos e teve duração de uma hora, com início e fim em frente à Delegacia da Mulher.
O Paraná, terceiro Estado no ranking nacional de assassinatos de mulheres (feminicídio), ou seja, assassinatos cometidos por questão de gênero, decidiu fazer frente à esta situação, realizando um conjunto de ações ao longo de julho, visando sensibilizar a sociedade a respeito do crime. “Quero lembrar que esse é um crime considerado qualificado, hediondo, que deve render ao agressor de 12 a 30 anos de cadeia”, adverte a secretária da Mulher Denise Canesin.
O juiz Oswaldo Soares Neto, diretor do Fórum de Apucarana, ressaltou a importância vital da rede de combate à violência doméstica. “Quero dizer a todos que a rede em Apucarana é muito unida e funciona”, afirmou. Ele lembrou que em julho de 2020 completaram-se 14 anos da Lei Maria da Penha que, segundo ele, “é um instrumento legal que veio dar maior proteção concreta  às mulheres em situação de violência doméstica”, destacou.
“Hoje Apucarana tem grande união das instituições, temos aqui a delegada da Mulher Sandra Nepomuceno,  a secretária Municipal da Mulher, Denise Canesin, um grupo de mulheres advogadas, o Poder Executivo Municipal, a Guarda Municipal, a Polícia Militar, o Poder Judiciário: todos unidos, mostrando que em Apucarana temos uma forte rede de proteção à mulher, que ela tem a quem denunciar a violência que está sofrendo. Denuncie, saia do ciclo de violência”, invocou o juiz.
Violência doméstica
A Polícia Militar recebeu mais de mil ligações para o 190 apenas nos seis primeiros meses do ano. Houve nesse período um aumento de 64% das ocorrências com lesões corporais. A secretária Denise Canesin ressalta que as campanhas propondo ações de combate à violência, que vêm sendo divulgadas ao mesmo tempo, também levam ao crescimento dos números, porque há crescente número de denúncias.
“O feminicídio tirou a vida de 50 mil mulheres entre 2000 e 2010. Temos que fazer entender que a violência é uma escalada sim, que pode terminar em tragédia, como acontece, infelizmente, com muita frequência”, afirmou. “Sim, os números aumentaram muito nesse primeiro semestre. Para dar uma ideia em números locais, o CAM costuma atender cerca de 18 casos novos por mês, isto é, de mulheres que nunca passaram por atendimento. No mês passado, houve 43 novos atendimentos”, disse.
Números alarmantes
Os números que descrevem a violência contra as mulheres no Brasil apontam para a existência de um problema agudo e de longa duração. A violência fatal atingiu cerca de 50 mil mulheres em uma década, com uma taxa de morte de 4,6 por 100 mil habitantes.
Na abertura da carreata, o prefeito Junior da Femac salientou que a mulher, no município, não está sozinha, e pode contar com atenção especial da cidade que não tolera violência contra ela. “É muito importante destacar que você, mulher, não está sozinha em Apucarana. Desde 2013, nossa gestão tem uma preocupação constante com a mulher, prova disso está nos equipamentos municipais como o CAM, como a Secretaria da Mulher, como a Patrulha Maria da Penha. Saímos na frente em todo o Estado com o lançamento do botão do pânico”, destacou o prefeito.
Junior assinalou ainda que a violência não escolhe raça, classe social, religião. “A voz de tantas mulheres que não têm voz está hoje aqui presente entre nós, nessa carreata. O machismo, formado por uma classe de valentões, faz com que os homens sejam pôneis fora de casa e cavalos com a mulher. Nós estamos aqui para lembrar: feminicídio é crime e como tal será punido”, disse.
Uma prisão por dia
A delegada da Mulher, Sandra Nepomuceno, lembrou que na Polícia Civil os números também chocam. “Nos primeiros seis meses do ano tivemos uma prisão por dia da semana, 22 prisões por mês por violência doméstica contra a mulher. São números muito altos, que assustam”, ressaltou. Para ela, as denúncias também cresceram durante a pandemia. “O isolamento social, o desemprego e a questão financeira são os maiores motivos do aumento de denúncias”, realçou.
A advogada Franciele Gonçalves foi a principal articuladora da carreata em Apucarana. Ela disse ter ficado feliz com o resultado. “Muita gente participou, tive a colaboração de colegas advogadas, foi uma iniciativa de fato importante para a mulher de nossa cidade, que mostrou como somos intolerantes com os agressores, e como não mediremos esforços, como comunidade municipal, para barrar a violência contra a mulher”, concluiu.
 Serviço:
A Secretaria da Mulher e Assuntos da Família atende de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h, no CAM (atendimento presencial) ou pelos telefones
(43) 3422-4479 e pelo 0800-6454479
Todos os atendimentos são sigilosos e gratuitos. Há equipe multiprofissional capacitada para prestar esclarecimentos e ajudar nos encaminhamentos, com assistente social, psicóloga e advogada.