Com a celebração de 909 contratos e a liberação de R$ 4,4 milhões, Apucarana é o Município do Estado que mais liberou recursos através do “Paraná Recupera”. O programa foi criado pela Fomento Paraná, instituição financeira ligada ao governo do Estado, para socorrer micro e pequenas empresas, microempreendedores individuais (MEIs) e empreendimentos informais durante a pandemia do novo coronavírus.
O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, recebeu a informação do desempenho de Apucarana diretamente da Fomento Paraná, que é presidida por Heraldo das Neves. “Aqui em Apucarana, desde o início da pandemia, mantivemos o cuidado da saúde e focamos também nas empresas, buscando garantir a manutenção dos empregos”, ressalta Junior da Femac.
Na área da saúde, continua Junior da Femac, o Município desenvolveu diversas ações, como a criação do Pronto Atendimento do Coronavírus, higienização de prédios e espaços públicos, a contribuição na estruturação do Hospital da Providência e do Materno Infantil, a contratação de mais profissionais e aquisição de testes rápidos, entre outros.
O prefeito destaca que, ao mesmo tempo, o Município desenvolveu ações de apoio a empresas, visando a manutenção dos empregos. “Uma delas foi a criação do Pronto Atendimento do Paraná Recupera, que funciona no térreo da Prefeitura. Apucarana foi um dos poucos municípios a estruturar um setor especialmente para esse tipo de atendimento. Quero agradecer à secretária da Fazenda, Sueli Pereira, que coordena esse serviço e toda a sua equipe”, salienta Junior da Femac.
O prefeito também agradeceu ao governador Ratinho Junior pela criação da linha de crédito. “Mostrando sensibilidade com os pequenos e microempreendedores, o governador abriu essa linha de crédito com juros subsidiados”, reitera Junior da Femac, lembrando que a taxa de juros é de 0,41% ao mês e o prazo para pagamento é de 36 meses, com direito a 12 meses de carência.
O programa foi lançado pela Fomento Paraná para preservar salários e empregos nos estabelecimentos de pequeno porte do Estado por conta dos prejuízos causados com a Covid-19. “São disponibilizadas duas linhas de financiamento: o Paraná Recupera Linha Giro, com valores entre R$ 1,5 mil e R$ 6 mil, e o Paraná Recupera Linha de Capital de Giro Emergencial, com valores de R$ 6 mil a R$ 200 mil”, explica Sueli Pereira.
De acordo com a secretária, em Apucarana o socorro atendeu diversos tipos de atividades, desde pequenos empreendedores a autônomos e trabalhadores informais. “O crédito foi liberado para profissionais como cabeleireiros, barbeiros, vanzeiros, pedreiros, jardineiros, cozinheiros, pintores, taxistas, sorveteiros, eletricistas, fotógrafos, professores, borracheiros, vidraceiros, costureiras e panificadores, além de lanchonetes, academias de condicionamento físico,  pet shops e lava-rápidos, entre outros”, cita a secretária da Fazenda.