Cerca de 30 expositores deverão participar da 2ª Feira do Microempreendedor Individual (MEI), que acontecerá no dia 13 de julho. O evento foi lançado nesta quinta-feira (27/06), em ato realizado no salão nobre da Prefeitura de Apucarana. Além de divulgar os produtos, outro objetivo da feira é promover a interação e parcerias entre os participantes.
A feira, que será instalada na Praça Rui Barbosa, é uma realização da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, Sala do Empreendedor, Sebrae e Associação das Micros e Pequenas Empresas e Microempreendedores Individuais (Ampec). O evento conta ainda com o apoio da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia) e Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana).
O secretário municipal de Indústria e Comércio, Edison Estrope, afirma que, além de apresentar os produtos e serviços para a comunidade, a feira também proporciona o estabelecimento de contatos que podem resultar em futuras parcerias. “ Queremos que as empresas comecem e prosperem, gerando empregos. Durante a feira, os participantes têm a oportunidade de interagir e de conhecer um o produto do outro. Um faz o pastel, o outro a coxinha, e numa conversa pode surgir a possibilidade de fazerem o tempero juntos”, exemplifica Estrope.
Jonas Bertão, presidente da Ampec, ressalta que a feira também poderá ser uma inspiração para futuros empreendedores. “Novos MEIs podem se inspirar vendo que microempreendedores estão crescendo e se desenvolvendo. O empreendedor deve sonhar com aquilo que gosta de fazer, pensar grande e estabelecer metas”, frisa Bertão.
Beatriz Poletto, consultora do Sebrae, afirma que a feira será promovida no segundo sábado de julho, pois coincidirá com o dia em que o comércio estará aberto. “As pessoas estarão ali passeando e fazendo suas compras. Ao mesmo tempo, elas poderão conhecer o que existe em Apucarana relacionado ao microempreendedor individual”, reforça Beatriz.
De acordo com a consultora, serão selecionados para participar da feira, em média, dois empreendimentos por segmento. “Será um mix de atividades envolvendo alimentação, prestação de serviços, vestuário, obras e construção, entre outras. Cada um estará com seu espaço e com seu banner mostrando para a sociedade a atividade desenvolvida ”, explica.
A feira reunirá iniciativas que já estejam formalizadas e que tenham o registro do CNPJ de Microempreendedor  Individual. “A seleção também prioriza aqueles que têm passado por capacitações, via Sebrae, Ampec e Sala do Empreendedor, pois são MEIs que a gente vêm acompanhando o planejamento e o crescimento”, observa Beatriz.