Ruas e avenidas centrais e de diversos bairros de Apucarana estão recebendo nova sinalização horizontal e a instalação de mini-rotatórias com tachões refletivos. O trabalho, coordenado pelo Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), já atendeu a rua Osório Ribas de Paula, toda a extensão da rua Munhoz da Rocha, bem como parte da Avenida São João, nas imediações do Consórcio Intermunicipal de Saúde de Apucarana e Região (Cisvir), e da Rua Denhei Kanashiro, nas proximidades do campus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
O prefeito Júnior da Femac, que acompanha de perto os serviços, frisa que os investimentos municipais em sinalização viária são contínuos. “A gestão Beto Preto recebeu uma cidade totalmente defasada no setor de trânsito. Além da sinalização precária e da péssima condição do pavimento, as reclamações quanto às dificuldades de fluxo, especialmente na área central, eram grandes. Com decisão e critérios técnicos, promovemos muitos avanços e as melhorias em relação a um passado recente são notórias, mas o trânsito é um setor que requer acompanhamento contínuo, para estar alinhado com as necessidades impostas pelo desenvolvimento urbano”, contextualiza o prefeito.
Os serviços de renovação da sinalização horizontal são executados por uma empresa licitada, São Miguel Sinalizações, de São Miguel do Iguaçu. O valor do investimento é de R$650 mil, com recursos do caixa próprio da prefeitura. Segundo informa Carlos Mendes, superintendente de Trânsito, Segurança e Transporte do Idepplan, o cronograma de trabalhos prevê ainda a execução de serviços nas ruas Urânio, Marcílio Dias, Guarapuava, Arthur Bernardes, Avenida Paraná, região do Seminário e do Núcleo Habitacional Dom Romeu Alberti, além das imediações do Aeroporto Municipal Capitão João Busse, que em breve começará a receber vôos regionais.
“O contrato também engloba uma grande intervenção no eixo comercial formado pelas avenidas Central do Paraná e Aviação. São seis quilômetros, que compreendem trecho da Avenida Minas Gerais até o Residencial Sumatra”, comunica Mendes. De acordo com ele, além da sinalização horizontal, serão instaladas mini-rotatórias com tachões refletivos nos eixos de maior fluxo de veículos e lixeiras em todo o trajeto. “É uma região cujo comércio cresceu muito e merece este investimento planejado pelo prefeito Júnior da Femac”, afirma o superintendente.
Outro local que deverá ganhar uma mini-rotatória com tachões refletivos é a confluência entre as ruas Rodrigo Alves, Coronel Luis José dos Santos e Travessa vereador José Humeniuk, nas imediações da Praça Semiramis Braga (Praça do Clube 28), no Bairro 28 de Janeiro.
Mais – O prefeito Júnior da Femac lembra que no início do ano a prefeitura já havia feito importante investimento no setor de sinalização viária. “Executamos mais de 7 mil metros quadrados de sinalização horizontal, atendendo a cidade dos bairros ao centro, em vias que receberam asfalto novo ou outras melhorias, como recape, reperfilamento ou aplicação de lama asfáltica”, recorda o prefeito, salientando que também foi atendida a região do estacionamento regulamentado “Zona Azul”. “Renovamos marcações de faixas de pedestre, rotatórias, vagas de estacionamento, paradas obrigatórias, entre outras sinalizações nas imediações das escolas e centros municipais de educação infantil (CMEI’s)”, concluiu Júnior da Femac.