Recurso natural fundamental para a sobrevivência da humanidade, a água tem sido o centro de debates ao redor do planeta. Em comum, a preocupação de cientistas, governos e sociedade quanto ao seu futuro, principalmente nos quesitos qualidade e quantidade.

“Mãe” de centenas de nascentes responsáveis pela formação de três importantes bacias hidrográficas do Paraná: Ivaí, Tibagi e Pirapó, a cidade de Apucarana comemorou o Dia Mundial da Água com atividades pedagógicas e de governo visando ampliar o nível de conscientização da população sobre as responsabilidades individuais e coletivas sobre a manutenção do recurso.

O prefeito de Apucarana, Júnior da Femac, que atualmente também é membro titular do Comitê de Proteção da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, alerta para a importância do tema. “Apucarana possui centenas de nascentes, muitos lagos, córregos e rios. Apucarana é única, por isso temos tido um cuidado muito grande em preservar esse recurso tão valioso”, disse o prefeito, lembrando que, a partir do centro da cidade, têm origem três bacias hidrográficas: Tibagi, Ivaí e Pirapó. “Rios que são responsáveis por abastecer centenas de cidades, atendendo milhares de pessoas e propriedades agrícolas. Por isso peço a todo cidadão que lute diariamente pela preservação da natureza, em especial da água, que é fonte de vida para todos nós”, disse o prefeito, destacando que as bacias hidrográficas do Tibagi e do Pirapó deságuam no Rio Paranapanema.

Júnior da Femac pontua ainda que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está estruturada e atua constantemente na fiscalização visando a preservação de todos os recursos naturais, em especial da água. “Além de cobrar o cumprimento da das leis ambientais, periodicamente temos promovido atividades de recomposição das matas ciliares, soltura de milhares de alevinos de espécies nativas visando reequilibrar o ecossistema dos nossos rios e lagos, entre outras ações”, pontua o prefeito de Apucarana. “É fundamental conclamarmos a sociedade apucaranense e do Norte do Paraná para contribuir com a qualidade da água, desde o uso consciente do recurso hídrico, até pleno respeito às leis ambientais, não despejando lixo ou lançando esgoto junto aos rios”, reforçou o prefeito de Apucarana.

MISSA – O Dia Mundial da Água também foi marcado, em Apucarana, pela celebração da “Missa da Água”, na noite de segunda-feira (21), junto de uma nascente, na propriedade da família Bertacco, na região do Núcleo Habitacional Papa João Paulo I. No local, a água foi abençoada pelo padre Anderson Bento (secretário executivo do Bispo Dom Carlos José de Oliveira), junto com o pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Laércio José de Lara. A nascente é preservada pela família há 30 anos, que dá exemplo de cuidado com a natureza e a fonte de água. A celebração teve a presença do secretário de meio ambiente, Gentil Pereira Filho.

PALESTRA – Nesta terça-feira (22), uma palestra ministrada pelo secretário Municipal de Meio Ambiente, Gentil Pereira, abordou a importância da água para a sobrevivência da humanidade. O tema foi dirigido a crianças com Síndrome de Down. O evento foi organizado pelo biólogo Fernando Felippe Rodrigues.