A Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Apucarana recebeu nesta quarta-feira (21/08), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a garantia de que o município receberá, em duas parcelas iguais, o repasse de R$267,2 mil dentro do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho).

Segundo explica o prefeito Beto Preto (PT), o programa faz parte da Política de Proteção Básica de Apucarana e compreende o financiamento de ações – junto às famílias usuárias da política de assistência – dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). “Estes recursos garantem não só a ampliação do Pronatec em Apucarana, mas também a sua manutenção até o final de 2014”, diz o prefeito.

Além da manutenção dos cursos, com contratação de professores quando necessário, o montante repassado subsidia ainda processos de mobilização social que incluem ainda a divulgação dos cursos ofertados, o encaminhamento de usuários às unidades ofertantes, serviços de intermediação de mão-de-obra e de inclusão produtiva, assim como acompanhamento e apoio socioassistencial aos usuários participantes dos cursos. “Sempre com vistas a expandir o acesso a direitos, promoção da autonomia e a melhoria da qualidade de vida da população beneficiada”, conclui Beto.

Em Apucarana, o Pronatec – que oferta cursos gratuitos de educação profissional e tecnológica a diversas camadas da população – é desenvolvido desde o início do ano em uma iniciativa do Governo Federal, com parceria da FIEP, através do Sistema S – Sesi/Senai e Senac, em conjunto com as secretarias Municipais da Indústria e Comércio, da Mulher e Assuntos da Família e da Assistência Social.

“Importante ressaltar que o “Acessuas Trabalho” beneficia o público MDS e possui estreita articulação com o Plano Brasil Sem Miséria”, frisa Márcia Regina de Souza, secretária Municipal da Assistência Social. Segundo ela, o trabalho desenvolvido no primeiro semestre rendeu ao município o primeiro lugar em todo o Paraná. “Somos o melhor Pronatec do Estado em número de cursos oferecidos e vagas preenchidas”, destaca Márcia. Ela comemora a garantia dos recursos. “Eles já eram previstos e chegam em boa hora. Até então mantivemos todas as ações com recursos próprios”, informa.

Programa

O público-alvo do programa “Acessuas Trabalho” atinge a famílias e indivíduos com perfil do Plano Brasil Sem Miséria; Jovens egressos do Serviço de Convivência para jovens; Pessoas com deficiência, beneficiárias do BPC; Pessoas inscritas no CadÚnico; Egressos do Sistema Socioeducativo; Famílias com presença de Situação de Trabalho Infantil; População em Situação de Rua; Famílias com crianças em Situação de Acolhimento Provisório; Adolescentes e Jovens Egressos do Serviço de Acolhimento; Indivíduos e famílias moradoras em territórios de risco em decorrência do Tráfico de Drogas; Indivíduos egressos do Sistema Penal; e Beneficiários do Programa Bolsa Família.