Com uma rede de iluminação pública composta por cerca 17 mil luminárias, o Município estuda promover a modernização do sistema. Diretores da Caixa Econômica Federal estiveram nesta quinta-feira (23/05) em Apucarana para apresentar o “Caixa Ilumina”, um programa que disponibiliza recursos nesta área para os municípios.
O “Caixa Ilumina” foi apresentado ao prefeito de Apucarana Junior da Femac, em reunião ocorrida no gabinete municipal e que contou ainda com a presença do gerente da Superintendência Regional Norte do Paraná da Caixa Econômica Federal, Olides Millezi Júnior.
Também participaram do encontro os secretários municipais de Obras, Herivelto Moreno, de Gestão Pública, Nicolai Cernescu Junior, de Fazenda, Sueli Pereira, do chefe de Gabinete, Laércio de Morais, do diretor-presidente do Idepplan, Lafayete Luz e do vereador Lucas Leugi.
De acordo com Junior da Femac, a partir das informações repassadas sobre o programa, a Prefeitura vai realizar um estudo para determinar a viabilidade de aderir ao “Caixa Ilumina”. “Apucarana conta com 17 mil luminárias, das quais 5 mil já foram substituídas por mais modernas em 2016 na gestão de Beto Preto. Agora, pretendemos avançar ainda mais”, assinala Junior da Femac.
A intenção, conforme o prefeito, é implantar paulatinamente as lâmpadas de LED. “Os custos de implantação das luminárias de LED vêm caindo, tornando viável a modernização, tendo em vista a economia de energia que esse tipo de tecnologia gera”, avalia.
O prefeito de Apucarana afirma ainda que a iluminação pública é uma temática transversal, trazendo benefícios também para outros setores. “Quando falamos de iluminação estamos falando de segurança, de mobilidade proporcionada pela boa visualização, conforto e qualidade de vida para a população”, frisa Junior da Femac.