O prefeito Júnior da Femac vistoriou nesta quinta-feira (19/05) as secretarias e superintendências municipais que já integram o novo centro administrativo e operacional do município. A estrutura funciona junto ao prédio onde funcionou por décadas a primeira usina de geração de energia elétrica do município – Usina Diesel Hidro Elétrica do Vale do Ivaí – , na Avenida Governador Roberto da Silveira ao lado da estação ferroviária.

Com de 2,2 mil metros quadrados de área, o imóvel foi adquirido no ano passado pela prefeitura junto à Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) e já abriga toda a estrutura da Secretaria Municipal de Agricultura, a equipe operacional da superintendência de Trânsito do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), além do Departamento de Topografia da Secretaria Municipal de Obras. “Além de histórico, trata-se de um prédio bem localizado, que está otimizando os serviços municipais prestados aos nossos cidadãos. Também propicia grande economia aos cofres públicos, uma vez que alguns destes serviços funcionavam em imóveis alugados”, disse o prefeito Júnior da Femac.

O novo complexo público dispõe de espaço para receber mais repartições, de acordo com a necessidade da administração municipal. “Esta primeira etapa está praticamente consolidada e esta vistoria teve, entre os objetivos, verificar junto aos setores o que ainda necessita de ajuste”, destacou o prefeito Júnior da Femac, lembrando que mediante convênio, uma ala também será ocupada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) durante o tempo em que durar os trabalhos no novo censo demográfico.

Autorizado por lei pela Câmara Municipal de Vereadores, o investimento na aquisição do imóvel é na ordem de R$1.530.338,40, e está sendo pago em 36 parcelas fixas de R$42.509,40. “Com adaptações que já promovemos com recursos próprios para possibilitar a chegada das repartições municipais, o investimento público já é na R$1,6 milhão”, revela o prefeito Júnior da Femac, pontuando que mesmo com a mudança de finalidade do imóvel, as intervenções de adaptação do local às necessidades dos setores municipais estão preservando a arquitetura do local histórico.

O secretário Municipal da Agricultura, Gerson Canuto, que acompanhou o prefeito durante toda a vistoria, avaliza o espaço. “Este novo centro veio atender a nossa necessidade e de outras secretarias. Ficou muito bom para os servidores e também para o atendimento da população. Os elogios são muitos pela nova estrutura”, disse Canuto, que fez um balanço dos trabalhos da secretaria e mostrou a Júnior da Femac o funcionamento da câmara fria que armazena e conserva os produtos rurais adquiridos pela prefeitura para atender o Programa Feira Verde, uma iniciativa que promove a troca de materiais recicláveis (papel, papelão e plástico) por produtos hortifrutis junto à população.