No Fórum Estadual Extraordinário da União dos Dirigentes Municipais de Educação, o ensino básico da Autarquia Municipal de Educação, de Apucarana, foi apontado como referência no Paraná. O prefeito Junior da Femac e a secretária Marli Fernandes – que também é vice-presidente da Undime-PR – participaram do evento, na noite desta quarta-feira (16), em Foz do Iguaçu.

A Undime-PR é uma associação sem fins lucrativos que tem por missão articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação, para construírem e defenderem um ensino público equitativo e com qualidade social.

Na abertura, do encontro da Undime, o prefeito Junior da Femac discursou sobre a atual estrutura da educação em Apucarana, destacando a inclusão das disciplinas de Inglês e Espanhol. E o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, cumprimentou a todos, dando as boas vindas.

Nesta edição, o Fórum Estadual Extraordinário da Undime-PR está abordando três pilares fundamentais: o Planejamento, a Avaliação e o Financiamento. “A formação continuada do gestor e das equipes técnicas das secretarias municipais de educação é fundamental, pois eles lidam com muitos desafios diariamente e precisam estar preparados para enfrentá-los da melhor maneira possível,” disse a secretária Marli Fernandes.

O prefeito Junior da Femac destacou que Apucarana é referência em educação para o Paraná e o Brasil. “O Prêmio Band Cidades Excelentes apontou, no final do ano passado, que somos o município brasileiro que oferta a melhor educação pública às suas crianças. Além disso, os nossos estudantes alcançaram a nota 7,3 na última edição do IDEB, a melhor pontuação entre os municípios de médio e grande porte do Paraná. Gestores de várias cidades já me procuraram para saber o caminho que trilhamos até aqui. Eu incentivo fortemente a minha equipe a participar de fóruns como este da Undime-PR e compartilhar as práticas bem sucedidas da rede municipal de educação de Apucarana,” afirmou.

Na manhã desta quinta-feira (17/11), professora Marli Fernandes também mediou a mesa “As secretarias de educação e a organização e gestão de escolas: questões institucionais e pedagógicas”, que teve como convidado o professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Dr. José Carlos Libâneo.

Também participam do Fórum Estadual Extraordinário da Undime-PR, a superintendente pedagógica da AME, Margarete Baldini e os técnicos Mateus Morial, Evelyn Bispo, Jaqueline de Oliveira e Adalir Martinez.