A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em parceria com a Secretaria da Promoção Artística, Cultura e Turística da Prefeitura de Apucarana (Promatur), confirmou a programação oficial da 14ª Festa Nacional de Santo Expedito, que acontece dias 21 e 22 deste mês, nas dependências do parque ecológico que recebe o mesmo nome da santidade, localizado no Bairro da Igrejinha.
O padre Domingos Sávio Lazarin, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, recebeu a imprensa na manhã desta segunda-feira (16) para uma coletiva, onde divulgou detalhes da programação e afirmou que o parque está sendo revitalizado para a ocasião. “Nós já fizemos contenção das nascentes, construímos um novo velário e agora estamos finalizando a pintura do local.”
Todos os anos, os festejos atraem caravanas de fiéis de vários pontos da região e até de outros estados. “Já estamos intensificando os preparativos estruturais e deixando o parque ainda mais bonito para recebermos os devotos, com serviços de roçagem, limpeza geral, pintura de meio-fio e a parte de divulgação”, informa Mário Felipe, coordenador municipal de turismo.
A parte religiosa é toda preparada pela paróquia. Conhecido como “santo das causas impossíveis” pelos cristãos católicos, Santo Expedito também é chamado para interceder nas situações que precisam medidas urgentes. O seu dia oficial é 19 de abril.
A abertura oficial dos festejos está prevista para acontecer às 14 horas do sábado, dia 21.  O ponto alto do primeiro dia será a procissão com destino ao parque, que terá início logo após a missa das 19 horas na Paróquia Nossa Senhora Aparecida. A partir das 21h acontece o show gospel com a cantora Gracielle Gonçalves, ex-Canção Nova, que agora segue carreira solo. Além da parte litúrgica, a festa conta com barracas de alimentação e de venda de artigos religiosos.
No domingo 23 de abril, a programação da 14ª Festa Nacional de Santo Expedito, em Apucarana, tem início às 08h. Às missas serão realizadas em três horários, 9h, 14h e 16h. Às 10h está previsto “Show de Prêmios”, e às 19 horas acontece o tradicional show com fogos de artifício, encerrando o evento. Mais informações da festa podem ser obtidas na Paróquia Nossa Senhora Aparecida pelos telefones 3424-0401 / 3422-0459.
O parque – Desde outubro de 2015, o Parque Ecológico Santo Expedito é administrado pela Mitra de Apucarana, através da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Igrejinha), que sempre esteve à frente dos eventos religiosos no local desde a inauguração, em 2004. Os direitos para gestão do espaço público foram aprovados pelos vereadores e têm vigência inicial de cinco anos, prorrogável por igual prazo mediante consenso entre as partes. Pelos termos da lei de concessão, a prefeitura continua responsável pela manutenção geral do parque com roçagem, limpeza, pinturas, iluminação e demais obras necessárias. Em contrapartida, toda obra realizada pela Mitra durante o período de concessão fica automaticamente incorporada ao parque, sem nenhum ônus futuro ao município. Criado no ano de 2004, o Parque Ecológico Santo Expedito teve origem a partir de um projeto de recuperação e preservação da nascente do Córrego Jaboti.