A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana informa que a partir de segunda-feira (25) a vacina contra gripe estará disponível para população em geral. A medida segue orientação Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Paraná, composta por representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e Conselho de Secretários de Saúde do Paraná (COSEMS/PR) divulgada hoje (20). A decisão foi divulgada hoje (20), através de nota técnica da CIB.
“Com o término da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, na próxima sexta-feira (22), a vacina será destinada a toda população, enquanto durarem os estoques. Ainda temos um saldo de pouco mais de duas mil doses, distribuídas em 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs)”,  informa o coordenador do setor de epidemiologia da AMS, Luciano Pereira da Silva.
O diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, lembra que período oficial da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe se estendeu por dois meses. “Entre 23 de abril e 22 de junho às doses estavam restritas à população que se enquadra nos grupos prioritários, mas como ainda há saldo os municípios podem disponibilizar a oferta da vacina à população em geral e continuar buscando a população dos grupos prioritários para elevar os índices de cobertura”, observa Kaneta.
A vacina contra a gripe segue disponível de segunda a sexta-feira, entre 8 e 16h30, em nas 23 Unidades Básicas de Saúde com sala de vacina. Apenas cinco não contam com essa estrutura: UBS Julia Reczkowski, do Núcleo Habitacional Marcos Freire; UBS Rute Eugênio, do Jardim Vale Verde; UBS Philipe Weckewerth, no Jardim Milani; UBS João Marioto, na Vila Formosa; e Elayne Mazur, no Jardim Interlagos. A imunização também é oferecida na Escola da Gestante para mulheres grávidas e puérperas.
A AMS vai divulgar na próxima segunda-feira, o balanço da Campanha da Vacinação da Gripe 2018. Um resultado parcial, com dados computados até dia 12 de junho, registra o índice de 83,1% de cobertura vacinal no município. A vacina de 2018 contém três tipos de cepas: H1N1 e H3N2 (ambas do vírus influenza A) e PHUKET (similar ao vírus influenza B).
 
 

Publicações Recomendadas