A partir de amanhã (5) o Centro Infantil de Apucarana ganhará uma unidade de apoio montada no andar térreo do prédio da antiga sede da Autarquia Municipal de Saúde. O reforço no atendimento às crianças será nas antigas instalações do Pronto Atendimento do Coronavírus, que fica ao lado do Centro Infantil.

“Tivemos um crescimento de mais de 300% na busca de atendimento no Centro Infantil entre março e abril, devido ao grande número de crianças que estão com doenças respiratórias. Para atender essa demanda estamos ampliando a estrutura de atendimento ao público infantil”, o prefeito Junior da Femac.

O atendimento na unidade de apoio será prestado no mesmo horário do Centro Infantil, entre 6h30 e 22 horas. “Manteremos uma equipe de três médicos ao longo de todo esse período e vamos disponibilizar um Raio-X para o local”, informa o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega.

A prevenção e o combate ao crescente número de doenças respiratórias em crianças, com muitos casos evoluindo para um quadro grave de pneumonia, geraram uma mobilização regional. Apucarana, por exemplo, antecipou a vacinação da gripe do público infantil e três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão atendendo em regime de plantão atender o público infantil.

São as UBSs Maria do Café, no Jardim Ponta Grossa; Antônio Sachelli, no Jardim Colonial; e Raul Castilho, no Núcleo João Paulo.  O plantão nestas localidades é prestado de segunda a sexta-feira, entre 9 horas e 21 horas, e nos sábados, domingos e feriados de 7 horas às 19 horas.

A vacinação contra a gripe que também tem como público alvo as crianças de 6 meses a 5 anos incompletos é realizada em 26 UBSs, de segunda-feira a sexta-feira, de 8hh30 às 16h30.