Em congresso técnico realizado nessa terça-feira (04/10), no Centro de Eventos em Jardim Alegre, o município de Apucarana confirmou presença na 33ª edição dos Jogos Abertos do Vale do Ivaí (JAVI´s), a maior competição esportiva da região. Os jogos, que não aconteceram em 2020 e 2021 devido à pandemia da covid-19, estão de volta e serão disputados de 21 a 29 de outubro em Jardim Alegre, com a participação de atletas de 25 cidades.

“É uma alegria enorme ter o retorno dos JAVI´s, essa competição tão importante, tradicional e que movimentará os atletas de toda a região. Apucarana estará presente e buscará os melhores resultados nas mais diversas modalidades e também já se preparando para os Jogos Abertos do Paraná que ocorrerão no mês de novembro em nosso município”, destaca o prefeito Junior da Femac.

No congresso técnico, Apucarana foi representada por Matheus Eduardo da Silva Ferreira, assessor técnico da Secretaria Municipal de Esportes. “Vamos competir em 19 modalidades e Apucarana está preparada para disputar os JAVI´s, nessa retomada da competição e com a expectativa de conseguir boas colocações durante a 33ª edição. O município terá 230 atletas em Jardim Alegre”, frisa Ferreira.

Nos JAVI´s de 2022, Apucarana competirá nas modalidades de atletismo (masculino e feminino), atletismo masculino (atletas com deficiência – ACD), basquetebol (m e f), futsal (m e f), futebol suíço (sub-40 e sub-55), handebol (m e f), voleibol (m e f), vôlei de praia (m e f), tênis de mesa (m), bocha, malha e truco.

A competição regional também terá algumas disputas em Ivaiporã, com partidas ainda nas modalidades de futebol sub-14, futsal sub-17, golf-7 e xadrez (m e f).

“É uma satisfação e ficamos gratos com o retorno dos JAVI´s, competição muito popular em nosso Estado. Agradecemos ao prefeito José Roberto Furlan, de Jardim Alegre, pelo esforço em sediar os jogos numa parceria com a Prefeitura de Ivaiporã”, comenta Valdir Carvalho, chefe da regional 12 da Paraná Esporte.

Também se inscreveram nos JAVI´s de 2022 as cidades de Arapuã, Ariranha do Ivaí, Barbosa Ferraz, Borrazópolis, Califórnia, Cambira, Cruzmaltina, Faxinal, Godoy Moreira, Grandes Rios, Ivaiporã, Jandaia do Sul, Jardim Alegre, Kaloré, Lunardelli, Manoel Ribas, Marilândia do Sul, Marumbi, Mauá da Serra, Pitanga, Rio Bom, Rosário do Ivaí, São João do Ivaí e São Pedro do Ivaí.

Na competição de 2019, que teve Borrazópolis como cidade sede, Apucarana obteve a segunda colocação na classificação geral com 118 pontos. O município foi campeão nas modalidades de atletismo (m e f), basquetebol (m), futebol suíço, futsal (f) e tênis de mesa (m), sendo vice no handebol (m), malha, voleibol (m) e xadrez (f) e ficando em terceiro lugar na bocha, handebol (f) e tênis de mesa (f).

A primeira edição dos JAVI´s aconteceu na temporada de 1977 em Jardim Alegre, com o município anfitrião conquistando o título. Apucarana foi campeã geral dos jogos em oito ocasiões: 1978, 1985, 1989, 1990, 1992, 2003, 2004 e 2007.