No segundo semestre deste ano, a Prefeitura de Apucarana irá ofertar oitocentas vagas de cursos profissionalizantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O investimento previsto é de R$ 150 mil, para a oferta de cursos gratuitos para jovens e adultos.

A compra dos cursos foi discutida nesta sexta-feira pelo prefeito Junior da Femac e o secretário de indústria e comércio, Edson Peres Estrope, em audiência com gerente do Senai em Apucarana, Márcia Kulka, e Marlene Marioto, da coordenação de cursos.

O prefeito explicou que em reuniões anteriores, mantidas com empresários e sindicalistas patronais, já havia anunciado a compra do pacote de cursos. “Nós pedimos aos dirigentes da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e do Vale do Ivaí (Sivale) e do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana) que indicassem as áreas mais carentes de profissionais qualificados e isso foi feito”, informou.

Conforme lembra o prefeito, durante a gestão Beto Preto cerca de 15 mil pessoas foram contempladas com cursos profissionalizantes. “No início, a prefeitura contava com o Pronatec e, quando essa parceria com o Governo Federal acabou, passamos a comprar cursos do Senai, Senac, Senat e outras instituições, visando manter a oferta de qualificação aos nossos trabalhadores”, relata.

O presidente da Acia, Jayme Leonel, destaca a iniciativa da prefeitura. “O mercado está carente de mão de obra qualificada em algumas áreas e nós estamos tendo a oportunidade de indicar os cursos mais apropriados a serem ofertados”, avalia Leonel.

A proposta lançada pelo prefeito Junior da Femac também é destacada pela presidente do Sivale, a empresária Elisabete Ardigo. Segundo ela, existem funções em que faltam profissionais e os novos cursos podem suprir essa demanda.

Da mesma forma, a presidente do Sivana, Aida Assunção, enaltece a iniciativa e até reivindica cursos para formação de garçons, gestão financeira, gerência de lojas e fábricas. “Conhecemos as carências de profissionais no mercado e agradecemos a oportunidade de poder indicar algumas áreas”, avaliou a comerciante.

Conforme anunciou o prefeito Junior da Femac, com a indicação das demandas profissionais por parte dos empregadores, a Prefeitura de Apucarana já está iniciando o processo de compra dos cursos do Senac e do Senai. “Vamos investir neste segundo semestre de 2019 cerca de R$ 150 mil para qualificar em torno de 800 trabalhadores”, reitera Junior da Femac, assinalando que que Apucarana está recebendo novas empresas e vai continuar trabalhando em todos os sentidos para enfrentar o desemprego.

CURSOS – Entre os cursos já negociados com o Senai e o Senac estão os de Operador de Pá-carregadeira, operador de máquinas pesadas, instalador de sistemas de energia solar, técnico em componentes eletrônicos, soldas especiais, concretagem, operador de empinhadeira, eletricista industrial, garçon e garçonete, salgados e confeitaria, e de manicure e pedicure.

Segundo a gerente do Senai, Marcia Kulka, nas próximas semanas serão anunciadas as inscrições para os primeiros cursos, que terão turmas de até 30 pessoas, com carga horária de 80 a 160 horas.