A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) está recebendo 100 computadores completos, adquiridos com recursos próprios do município, num montante aproximado de R$ 250 mil. A aquisição representa mais um importante passo no processo de implantação do prontuário eletrônico em toda estrutura de saúde pública do município.
Ainda com a mesma finalidade, outros 50 computadores, 17 impressoras a lazer e 7 impressoras multifuncionais, estão com recursos garantidos, no montante de R$ 250 mil, através de emenda parlamentar do senador Roberto Requião. “Estamos apenas aguardando liberação da verba pelo Ministério da Saúde”, informa o vice-presidente da AMS, Emídio Bachiega.
O superintendente do Departamento de Atenção Básica da AMS, Marcelo Viana de Castro, informa que o processo de informatização da saúde pública do município está em fase final de implantação. Já foi concluída, segundo Viana, a instalação de antena para conexão à rede de internet em 40 pontos na estrutura de atendimento da AMS, incluindo as 28 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Escola da Gestante, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Centro Infantil, CTA – NATA, Centro de Especialidades de Apucarana (CEMA), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Estratégia Saúde da Família (ESF), Vigilância Sanitária, CAPS AD e o CAPS IJ.
O processo de implantação do prontuário eletrônico em todos os setores de atendimento da população da AMS já havia sido iniciado, mas faltavam mais equipamentos. Até o momento, apenas o UPA, a Escola da Gestante, o Centro Infantil e seis UBS já vinham utilizando esse sistema eletrônico de armazenar os dados dos pacientes.
A partir da chegada da maioria dos equipamentos será possível agilizar esse processo de implantação do prontuário eletrônico. A previsão de dotar toda rede com o serviço é estimada em três meses. Para conectar a estrutura pública de saúde à rede de internet foi instalada uma antena central de distribuição do sinal, no terraço de um dos prédios mais altos da cidade.
“É um marco histórico na saúde pública”, diz prefeito
O prefeito Beto Preto define a operacionalização do Sistema de Regulação da Assistência à Saúde como um marco histórico na melhoria da qualidade do atendimento da rede pública de saúde de Apucarana. “A finalidade é aprimorar o acesso aos procedimentos disponibilizados na atenção primária e de média a alta complexidade”, destaca o prefeito.
A internet e os equipamentos de informática compõem ainda dois requisitos para integração plena, proposta pelo Sistema de Regulação da Assistência à Saúde. O Sistema Municipal de Regulação, já em funcionamento, é a única via de autorização, agendamento e controle dos serviços de saúde pública no município. No dia a dia do usuário dos serviços de saúde pública isso representa menos tempo de espera para ter acesso a uma consulta ou realização de exames.
“Criamos uma sala de regulação na Autarquia Municipal de Saúde que autoriza todas as consultas, exames e demais procedimentos. Alcançamos também o objetivo de reduzir deslocamentos inúteis dos usuários do SUS até a sede da AMS”, informa Beto Preto.
Com a implantação do sistema, complementa o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, não existe mais a necessidade do usuário do SUS ir até ao prédio da AMS para agendar consultas e exames. “O agendamento está sendo feito na própria Unidade Básica de Saúde onde a consulta foi realizada”, explica Kaneta.