O comando da Guarda Civil Municipal de Apucarana (GCM) realizou nesta sexta-feira (03/05), em sua sede, uma solenidade para marcar o aniversário de criação da corporação, originada pela Lei Municipal nº 031, de 5 de maio de 2005. Na ocasião, o prefeito Júnior da Femac enumerou os investimentos realizados nos últimos cinco anos e anunciou para o dia 13 deste mês o início de uma nova escola de formação para 25 aprovados em concurso público e recentemente convocados. “Quando assumi a prefeitura, em 2019, a Guarda vivia outra realidade. Desde então, foram mais de R$1 milhão em investimentos, equipamentos, viaturas e outras benfeitorias. Também criamos um estatuto, um plano de carreira próprio e um novo marco histórico que foi a realização do concurso público. Desde sua criação, até o momento, a corporação caminha quase com o mesmo efeito”, destacou o prefeito.

Os 25 aspirantes convocados apresentam-se neste dia 10 de maio e iniciam a formação, que será ministrada pelo Núcleo de Ensino da Guarda Civil Municipal de Sarandi, a partir de 13 de maio. Ainda segundo o prefeito, o contrato com o Município também prevê a reciclagem dos atuais guardas civis. “Tanto a formação quanto a reciclagem contará com o “Módulo Guarda Armada”. Todos estarão aptos a utilizar armamento e, em momento oportuno, vamos consultar a sociedade para que ela decida se quer a Guarda Civil Municipal de Apucarana armada”, disse Júnior da Femac, pontuando outros desafios da corporação. “Com a chegada de novos agentes também surge outra necessidade, que é de uma nova sede, à altura do novo momento”, comentou o prefeito.

A Guarda Civil Municipal de Apucarana (GCM) conta atualmente com 29 agentes, sendo duas mulheres. Instituição civil, desmilitarizada e órgão integrante da administração direta do Poder Executivo subordinada ao Gabinete do prefeito, cabe à GCM garantir segurança aos órgãos, entidades, agentes, usuários, serviços e ao patrimônio público municipal.

O evento de comemoração aos 19 anos de criação contou com a presença do comandante do comandante da GCM, Reinaldo de Andrade, do superintendente de Segurança e Trânsito de Apucarana, tenente-coronel da reserva PM/PR, Marcos José Facio, do comandante do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizada (30º BIMec), coronel Alexandre Pereira Figueiredo, do comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (10º BPM), tenente-coronel Israel Aparecido de Carvalho, do comandante interino do 11º Grupamento de Bombeiros de Apucarana (11º GB), Major Élcio José de Meira, do delegado-chefe da 17ª Subdivisão da Polícia Civil (17ª SDP), Marcus Felipe da Rocha Rodrigues, da chefe da Polícia Científica em Apucarana, perita Francine Matias de Paula e da comandante da Guarda Civil Municipal de Sarandi, Alessandra Godart Rosa, além de GCMs e agentes de trânsito de Apucarana, secretários e superintendentes municipais.

“Um orgulho estar à frente da GCM nesta data em que comemoramos 19 anos de criação. Há dois anos, quando recebi o desafio por parte do prefeito para assumir o comando, confesso que fiquei impactado, pois ao longo da nossa história, que teve início em 2005, constatei que o aprimoramento da corporação depende do apoio da gestão. Sem ele, nada acontece. E hoje posso dizer que não teve um só momento em que o prefeito Júnior da Femac disse não às nossas demandas. Esteve sempre atuando para fortalecer a corporação, valorizando a todo nosso contingente, que é formado por profissionais aguerridos”, pontuou Reinaldo de Andrade, comandante da GCM de Apucarana.

Responsável pela articulação técnica da Guarda Civil Municipal e dos agentes de trânsito, o superintendente municipal e tenente-coronel da reserva PM/PR, Marcos José Facio, enalteceu o momento atual e a história em construção por parte da corporação. “Então como 2ª Tenente, fui instrutor da primeira turma. Estamos juntos há 16 anos, então posso falar da qualidade de todos que fazem parte da Guarda Civil de Apucarana. São profissionais que mexem com vidas e que, portanto, não podem errar. Muitas vezes têm segundos para tomar uma decisão, por isso precisam estar muito bem preparados e estruturados”, salientou Facio, reforçando que todos os atuais guardas irão passar por curso de reciclagem, paralelamente à formação da segunda turma da instituição.