A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe atingiu 30% da meta de vacinar 40.480 pessoas em Apucarana. As puérperas (mulheres até 45 após o parto) lideram o percentual de cobertura com um índice de 50,72%, de um público alvo de 209.
Já o grupo prioritário com menor cobertura é o dos professores. A meta dentro deste público é 1.471, sendo que até o momento apenas 164 foram imunizados, um percentual de 11.15%
O diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Roberto Kaneta, faz um chamamento para que o público-alvo busque pela vacina o quanto antes. As doses estão disponíveis em 23 Unidades Básicas de Saúde (UBS) com sala de vacinação, de segunda-feira a sexta-feira, entre 8h30 e 16h30. Apenas cinco não contam com essa estrutura: UBS Julia Reczkowski, do Núcleo Habitacional Marcos Freire; UBS Rute Eugênio, do Jardim Vale Verde; UBS Philipe Weckewerth, no Jardim Milani; UBS João Marioto, na Vila Formosa; e Elayne Mazur, no Jardim Interlagos.
O prefeito Junior da Femac lembra que no próximo sábado, dia 4, acontece o “Dia D” de vacinação nacional. “Neste dia, o número de UBSs abertas para vacinar contra a gripe será de 27. É uma grande oportunidade para aquelas pessoas que por algum motivo ainda não se imunizaram”, destaca Junior.
A vacina é uma medida de prevenção contra a gripe e das suas complicações para a saúde, como a pneumonia. Neste ano, até 13 de abril, foram registrados 369 casos de influenza em todo o país, com 67 óbitos.
Os profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas) passaram neste ano a fazer parte do público-prioritário da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Além deste novo público, devem receber a vacina crianças, gestantes, trabalhadores de saúde; povos indígenas; puérperas (mulheres até 45 após o parto); idosos (a partir dos 60 anos); professores, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, e funcionários do sistema prisional.
A meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários. Em 2018, a cobertura campanha de vacinação contra a gripe em Apucarana foi de 90,45%.
A campanha de vacinação segue até o dia 31 de maio, mas as autoridades de saúde reforçam o apelo para a população buscar a imunização o quando o mais breve possível, já que são necessárias ao menos duas semanas para que os anticorpos presentes na vacina possam ser produzidos e proteger a pessoa contra o vírus da gripe.
COBERTURA DE CADA GRUPO PRIORITÁRIO ATÉ O MOMENTO:
IDOSOS: meta 15.227, vacinados 2.315 = 15,20%
TRABALHADORES DA SAÚDE: meta 1.983, vacinados 229 = 11,56%
PUÉRPERAS: meta 209, vacinadas 106= 50,72%
PROFESSORES: meta 1.471, vacinados 164= 11,15%
GESTANTES: meta 1.273, vacinadas 536= 42,11%
CRIANÇAS: meta 8.897, vacinadas 2.233= 25,10%
PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS: meta 11.247
Conforme estabelece o Ministério da Saúde, os portadores de doenças crônicas não entram no cálculo do índice de cobertura vacinal.