O Movimento Apucaranense da Consciência Negra (MACONE) e a Prefeitura de Apucarana deram início nesta semana a um planejamento estratégico visando a implantação de políticas públicas voltadas à promoção da igualdade étnico racial. A agenda de projetos, que deve ser consolidada ao longo deste segundo semestre, prevê o desenvolvimento de novas iniciativas em áreas como saúde, educação, cultura, capacitação profissional e geração de emprego e renda.

Entre as propostas apresentadas pelo Movimento à administração municipal, e que já têm parecer favorável por parte do prefeito Júnior da Femac, estão a estruturação de um conselho municipal de promoção da saúde voltado para a população afrodescendente, formação continuada com profissionais das autarquias municipais da Saúde e Educação, Núcleo Regional de Educação (rede estadual de ensino) e instituições de ensino superior de Apucarana, além de fortalecimento e/ou criação de novos órgãos públicos institucionais (diretoria, assessoria ou coordenaria municipal), conselhos e fóruns permanentes para o debate da igualdade racial (brancos, negros e índios). “O racismo é algo inaceitável, um crime que tem que ser combatido não só pelo poder público, mas por toda a sociedade. Não há mais espaço, nem justificativa para este tipo de conduta preconceituosa e discriminatória”, pontuou o prefeito Júnior da Femac.

A elaboração de uma nova agenda temática foi aprovada na noite de quinta-feira (21/07) durante reunião entre o prefeito e membros do MACONE, sendo eles, Carlos Alberto Figueiredo (diretor-geral), Paulo Pesce, Rosana Manfrim Lopes, Jandira Soares e a professora doutora em Ciências Sociais Adevanir Pinheiros (professora Deva), que ficará encarregada da formatação técnica dos projetos. “O combate ao racismo é um trabalho árduo que não depende apenas de boa vontade. Exige projeto e formações, a quais chamamos de reeducação étnico racial, voltadas ao branco, ao negro e ao indígena”, explicou professora Deva.

Segundo ela, por ser uma prática constante, muitas vezes a própria pessoa não se dá conta de que pratica o racismo. “Estamos muito satisfeitos com esta receptividade por parte do prefeito Júnior da Femac, uma abertura importante que vai fortalecer ainda mais a luta contra a desigualdade racial no município. A partir de agora (MACONE e prefeitura), vamos pensar juntos a construção de uma nova agenda para a quebra de tabus e preconceitos”, reforçou Deva.

Outro assunto na pauta foi o desenvolvimento de ações visando a promoção do respeito à diversidade étnico religiosa, em especial com as religiões de matriz africana. “Acredito que todas as denominações religiosas têm como base a paz, a não violência e a tolerância. Apucarana é uma cidade multirracial desde sua origem. Temos, desde nossas raízes, a presença de diversas etnias e o respeito a todas as crenças deve prevalecer. Enquanto gestor público já defendo e apoio muitas iniciativas dentro da administração pública no campo da igualdade racial e do ecumenismo, que agora serão ampliadas com a contribuição do MACONE, que nos apresentou uma série de propostas de grande relevância dentro destas duas temáticas”, finalizou o prefeito Júnior da Femac.

Uma segunda reunião de planejamento da nova agenda está agendada para o início de agosto. “A discussão deverá contar com a presença de gestores das pastas municipais da Educação, da Saúde, da Assistência Social, da Indústria, Comércio e Emprego, da Mulher e Assuntos da Família, e da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur)”, afirmou Carlos Alberto Figueiredo, diretor-geral do MACONE, agradecendo o acolhimento das demandas por parte do prefeito Júnior da Femac.