A secretária municipal de educação, professora Marli Fernandes, o diretor de saúde nas escolas da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Paulo Ourives, a coordenadora pedagógica da Autarquia Municipal de Educação (AME), Evelyn Bispo da Silva, estão participando, de 7 a 9 de dezembro, em Brasília, de evento nacional comemorativo aos 15 Anos do Programa Saúde na Escola (PSE). Na tarde de hoje (8/12), eles apresentaram um relato das boas práticas de prevenção em saúde, física e mental, desenvolvidas junto aos estudantes das redes municipal e estadual de Apucarana.

O Programa Saúde na Escola foi instituído pelo Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007, como uma política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação, com o objetivo de assegurar o pleno desenvolvimento das crianças e dos adolescentes da rede pública de ensino.

“Apucarana foi um dos três municípios escolhidos para representar o Paraná neste evento de nível nacional. Por meio do PSE, os nossos estudantes aprendem conteúdos fundamentais de saúde, direitos humanos e cultura de paz,” comemorou o prefeito Junior da Femac.

Curitiba e União da Vitória são as outras duas cidades que, junto com Apucarana, representam o estado neste evento comemorativo aos 15 Anos do Programa Saúde na Escola, em Brasília.

A secretária de educação, professora Marli Fernandes, destaca que o Programa Saúde na Escola foi desenvolvido em 23 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), 35 Escolas Municipais e 18 Colégios Estaduais de Apucarana no biênio 2021/22. “Ao todo, foram 1.492 ações realizadas, que envolveram mais de 22 mil estudantes. Os nossos alunos participam, por exemplo, de palestras e aulas sobre alimentação saudável, bons hábitos de higiene e prevenção de doenças, como Covid-19, Gripe, Dengue, Zika e Febre Chikungunya,” detalhou.

“O Programa Saúde na Escola tem apresentado excelentes resultados em Apucarana. Em 2022, por exemplo, os nossos estudantes conseguiram eliminar 48 mil focos do mosquito da Dengue, contribuindo para que o município registrasse apenas 248 casos e nenhuma morte causada pela doença,” concluiu o diretor de saúde na escola da AMS, Paulo Ourives.