A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Apucarana deu início nesta segunda-feira (27/03) aos trâmites, orçamentário e de elaboração de edital de licitação, para aquisição de mais 600 mil alevinos de espécies nativas, como lambari, pacu, jundiá e piauçu, visando o repovoamento de rios, córregos e lagos do município.

Autorizado pelo prefeito Júnior da Femac, o investimento faz parte de um trabalho de recuperação da biodiversidade aquática iniciado em 2019 pela prefeitura. “Apucarana possui diversas nascentes, lagos e cursos de água. Estamos agindo em favor da natureza, fazendo o repovoamento e contribuindo com o reequilíbrio ecológico”, reforça o prefeito.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Gentil Pereira, assinala que os peixes possuem importante papel no controle de insetos. “Na cadeia alimentar do lambari, por exemplo, está a larva dos mosquitos, como o borrachudo, que desovam em água corrente. Desde que esta ação de repovoamento teve início, em 2019, dentro da Gestão Júnior da Femac, temos feito monitoramento dos resultados, que são bastante positivos”, destaca Pereira.

Ao concretizar a nova etapa de repovoamento, a prefeitura irá somar a soltura de 1,5 milhão de alevinos em quatro anos. Os locais já atendidos e que devem receber nova soltura são os lagos Jaboti, Raposa, Schimidt, Redenção e Tarumã/Ouro Fino, além dos rios Pirapó, Caviúna, do Cerne, Xaxim, Ubatuba e Dourados.