Apucarana começa amanhã (27) a vacinação contra a gripe em crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos. A medida, que antecipa a imunização desta faixa etária em 8 dias em relação à data programada pelo Ministério da Saúde,  foi anunciada na live realizada nesta tarde pelo prefeito Junior da Femac e pelo secretário municipal de saúde, Emídio Bachiega.

“Estamos antecipando a vacinação, entre outras medidas, diante do aumento do número de doenças respiratórias em crianças em nossa cidade, uma situação enfrentada em toda região sul e sudeste. Entre os dias 1º de março e 22 de abril, o atendimento relacionados a esses casos na rede pública de saúde municipal cresceu 300%, enquanto que Hospital da Providência Materno Infantil chegou a 400%”, alerta Junior da Femac.

A partir desta quarta-feira a vacinação das crianças será ofertada nas 26 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que contam com sala de vacinação (confira o quadro abaixo), de segunda a sexta-feira, entre 8h30 e 16h30. A mobilização para vacinar o público infantil o quanto antes ainda contará com reforço em regime de plantão em 3 UBSs.

As unidades de saúde Maria do Café, no Jardim Ponta Grossa; Antônio Sachelli, no Jardim Colonial; e Raul Castilho, no Núcleo João Paulo, contarão com médico a mais para atender crianças com quadro de doença respiratória e serviço de vacinação. O plantão nestas localidades será prestado de segunda a sexta-feira, entre 9 horas e 21 horas, e nos sábados, domingos e feriados de 7 horas às 19 horas.

Emídio Bachiega acrescenta que o Centro Infantil, além de atender de segunda a sexta-feira entre 6h30 e 18 horas com hora marcada, a partir das 18 horas até as 22 horas tem médico pediatra para prestar atendimento com livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento.

De acordo com Bachiega 115 crianças foram internadas com doenças respiratórias no Hospital da Providência Materno Infantil entre os dias 1º de março e 22 de abril. A coleta de painel viral destes pacientes indicou que em 47% foram detectados o vírus Sincicial; 36% o rinovírus; 8% o metapneumovírus; 4% o adenovírus; e 5% com outros vírus da gripe.

“A saúde de nossas crianças é prioridade. A vacinação contra a gripe é muito importante e não vamos medir esforços para garantir essa proteção ao público infantil de nossa cidade o quando antes”, enfatiza Junior da Femac.

A live do prefeito Junior da Femac teve a participação do pediatra da Autarquia Municipal da Saúde, Luiz Carlos Busnardo com informações e orientações aos pais sobre prevenção e tratamento nos casos de doenças respiratórias nas crianças.

Relação das 26 Unidades Básicas de Saúde que estão vacinando contra a gripe:

UBS MYIOJI KOGURE (JARDIM ACLIMAÇÃO)
UBS – DR ANTONIO SACHELLI (JARDIM COLONIAL)
UBS EMÍLIA CRETUCHI (PARQUE BELA VISTA)
UBS PADRE DOMINIQUE (CAIXA SÃO PEDRO)
UBS MARIO VERUSSA (DISTRITO DE CORREIA DE FREITAS)
UBS EROS PACHECO (NÚCLEO AFONSO CAMARGO)
UBS ELAYNE MAZUR (JARDIM INTERLAGOS)
UBS EUNICE PENHARBEL (RESIDENCIAL SUMATRA)
UBS BOLIVAR PAVÃO (JARDIM AMÉRICA)
UBS – ANA MARIA PEPATO (JARDIM TRABALHISTA)
UBS – JOAQUIM TRIZOTTI (NÚCLEO ADRIANO CORREA)