Assim como aconteceu em dezembro, quando o pagamento da folha salarial foi feito antes mesmo do Natal, a Prefeitura de Apucarana creditou nesta sexta-feira (26/01), na conta bancária dos cerca de 3 mil servidores municipais, o salário referente ao mês de janeiro. A antecipação pelo segundo mês consecutivo, de acordo com o prefeito Beto Preto, estava programada. “Efetuamos o pagamento do salário de dezembro ainda no dia 22, então esta nova antecipação tem como intuito evitar que os funcionários fiquem muito mais do que 30 dias sem o recebimento”, explicou o prefeito.
A exemplo do que ocorreu na véspera natalina, a medida administrativa de janeiro, assinala ele, também tem caráter de agradecimento à dedicação do funcionalismo. “Assim que paguei a folha de dezembro determinei a programação deste compromisso com os servidores, também pensando em presentear a todos dentro das festividades do aniversário de 74 anos de Apucarana”, comentou Beto Preto.
O total da folha salarial de janeiro é de R$9.515.756,74, sendo R$2.755.976,48 referentes aos servidores da prefeitura, R$3.552.071,51 da Autarquia de Educação, R$3.151.508,97 da Autarquia de Saúde e R$56.199,78 do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan). “Importante dizer que essas antecipações só são possíveis devido ao planejamento orçamentário e rigor nos gastos por parte da atual administração, que tem como uma de suas prioridades honrar com as obrigações referentes ao funcionalismo, não só mantendo a salário em dia mas também recolhendo devidamente os encargos trabalhistas”, pontuou Marcello Augusto Machado, secretário Municipal da Fazenda. Ele lamentou que nos últimos cinco anos, a prefeitura tem sido obrigada a saldar dívidas trabalhistas herdadas, exatamente por que os gestores anteriores deixaram de recolher ou conceder direitos aos trabalhadores.
Reajuste – Machado destacou que a folha salarial de fevereiro está agendada para ser paga no dia 27, já com o reajuste salarial. “A data-base para correção anual do salário dos servidores de Apucarana é agora em fevereiro. O índice percentual será definido pelo prefeito Beto Preto assim que sair a inflação oficial de janeiro e, por isto, a estimativa é de que até o dia 14 de fevereiro a proposta de reajuste chegue à Câmara de Vereadores para apreciação e aprovação, e sanção pelo prefeito”, concluiu o secretário da Fazenda.