Com a presença de mais de 1.200 atletas, foi aberta nesta sexta-feira (10/04) a fase municipal dos 62º Jogos Escolares do Paraná (JEP´s). A cerimônia, realizada no Centro Esportivo Madre Josafa, do Colégio Nossa Senhora da Glória, reuniu delegações dos 22 estabelecimentos de ensino das redes pública e privada que participarão dos jogos. As disputas, que vão ocorrer em seis modalidades, começam neste sábado e domingo, tendo prosseguimento ao longo da semana.

Os jogos foram declarados abertos pelo secretário municipal de Governo, Sérgio Luiz Barroso, que no ato representou o prefeito de Apucarana, Beto Preto. “A prática do esporte é um fator preponderante para a formação da personalidade e para o desenvolvimento do aprendizado escolar. Espero que vocês mantenham o entusiasmo e façam dos jogos um grande congraçamento”, disse Barroso, ao saudar atletas, professores e gestores envolvidos na organização do evento.

Os 62º Jogos Escolares do Paraná (62º JEPs) são organizados pelo Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Educação (SEED), Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (SEET), Núcleos Regionais de Educação (NREs) e Escritórios Regionais de Esporte (EREs), com apoio das prefeituras e entidades de administração do desporto do Estado.

Estiveram ainda presentes na abertura da fase municipal, o secretário municipal de Esportes e Lazer, Paulo Aparecido Kisner, e o coordenador dos jogos no Núcleo Regional de Ensino (NRE), Robson Antônio Desidera, além dos secretários municipais da Fazenda, Marcelo Machado, da Gestão Pública, Nikokai Cernescu Junior, da Educação, Marli Regina Fernandes da Silva, e da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin Machado.

Dentro do espírito de inclusão de portadores de necessidades especiais, o fogo simbólico foi conduzido por Isabelle Beatriz Lopes, aluna da Escola Municipal Karel Kober, enquanto a pira olímpica foi acesa por Gabriel Piassa de Oliveira, do Colégio Nossa Senhora da Glória, e o juramento foi feito pela atleta Ana Beatriz Guedes, do Colégio Estadual Nilo Cairo. A solenidade de abertura contou ainda com a entrada das bandeiras do Brasil, do Estado do Paraná e do Município de Apucarana, além da execução dos hinos nacional e de Apucarana pela Banda Municipal Maestro João Florindo da Silva e de uma apresentação de dança de professoras da rede municipal de ensino.

De acordo com Paulo Kisner (Paulão), a fase municipal abrangerá as modalidades de futsal, basquetebol, handebol, vôlei, vôlei de praia e futebol de campo. “As disputas ocorrem nas categorias A, de 15 a 17 anos de idade, e B, de 12 a 14 anos, nos naipes masculino e feminino, sendo que os campeões desta etapa representarão Apucarana na fase regional dos jogos”, frisa Paulão, lembrando que a fase municipal do futebol “Bom de Bola” será disputada a partir do dia 22 de abril.

Paulão destacou ainda o envolvimento dos professores de educação física na formação das equipes e nos treinamentos, informandoque as disputas vão ocorrer nos ginásios dos colégios estaduais Pe. José de Anchieta, Pe. José Canale, Adildo Mecenas (Cebolão), Antônio dos Três Reis de Oliveira, e das escolas municipais José Idésio Brianezi e Edson Giacomini. Já as partidas do “Bom de Bola” vão acontecer nos campos Hairton Santos (Zé Rico), Frigosanto, Têxtil e UTFPR.

Conforme o coordenador dos (JEP´s) no Núcleo Regional de Ensino, a fase regional dos jogos acontecerá no período de 22 a 28 de maio em Marilândia do Sul, enquanto as disputas do “Bom de Bola” estão vão ocorrer de 29 a 31 daquele mês. “Já a fase macrorregional será de 10 a 14 de junho, em Ibiporã, reunindo 72 municípios oriundos de quatro núcleos regionais”, informa Desidera.

Conheça as 22 instituições que vão participar da fase municipal geralColégio Estadual Padre José Canale; Colégio Mater Dei; Colégio Nossa Senhora da Glória; Colégio Estadual São Bartolomeu; Colégio Estadual Izidoro Luiz Cerávolo; Colégio Platão; Colégio Estadual Professora Godomá Beviláqua de Oliveira; Colégio Nossa Senhora da Alegria; Colégio Estadual Carlos Massareto; Colégio Estadual Osmar Guaracy Freire; Colégio Sesi; Colégio Tadashi Enomoto; Colégio Estadual Coronel Luiz José dos Santos; Colégio Estadual José de Anchieta; Colégio Estadual Agrícola Manoel Ribas; Colégio Estadual Francisco Antônio de Souza; Colégio Estadual Nilo Cairo; Colégio Estadual Polivalente de Apucarana; Colégio Estadual Alberto Santos Dumont; Colégio São José; Colégio Estadual Antônio dos Três Reis de Oliveira; Colégio Estadual Vale do Saber.

Conheça as nove instituições que vão participar do futebol Bom de Bola
Colégio Platão; Colégio Estadual Nilo Cairo; Colégio Estadual Tadashi Enomoto; Colégio Estadual Coronel José Luiz dos Santos; Colégio São José; Colégio Estadual Padre José de Anchieta; Colégio Estadual Osmar Guaracy Freire; Colégio Estadual Polivalente de Apucarana e Colégio Estadual Antônio dos Três Reis de Oliveira.