Quatorze Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Apucarana abrem amanhã (1), estendendo em mais um dia a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo que encerra oficialmente hoje (31). O atendimento será realizado entre 8 horas e 17 horas, em mais um esforço da prefeitura, através da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), para atingir pelo menos 95% da meta de vacinar 6.450 crianças no município.
Balanço divulgado no fim da tarde de hoje (31) pelo setor de epidemiologia da AMS, a cobertura vacinal de Apucarana alcançou 90,08% contra a pólio (paralisia infantil) e 88,35% contra o sarampo. “Esperamos que aqueles pais que ainda não levaram seus filhos para vacinar, façam isso hoje. A vacina é a única forma de prevenção contra essas duas doenças”, alerta o prefeito Beto Preto.
Amanhã (sábado), ficarão abertas, entre 8 horas e 17 horas, para imunizar as crianças, 14 unidades de saúde situadas em regiões estratégicas. São as UBSs Takaiti Myadi, do Núcleo Habitacional Dom Romeu; Maria do Café, no Jardim Ponta Grossa; Antonio Sachelli, no Jardim Colonial; Bolivar Pavão, no Jardim América; Mioji Kogure, Jardim Aclimação; Raul Castilho, no Núcleo Habitacional João Paulo; Pedro Barreto, na Vila Reis;Valter Lazarini, no distrito do Pirapó; Romeu Milani, na Rua Osvaldo Cruz, centro; Eunice Penharbel, Residencial Sumatra; Leopoldo Hartwig Junior, na Vila Nova; Osvaldo Damim, no Jaboti; Emília Cretuchi (CSU), no Parque Bela Vista; e Marcos S. Mascaro, no Núcleo Parigot de Souza.
O público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Paralisia Infantil são crianças de 12 meses a 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias). A campanha tem por objetivo vacinar quem nunca tomou a vacina, completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas e dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente (ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção).