Seiscentos e quarenta e sete professores e assistentes infantis acabam de receber promoção na Autarquia Municipal de Educação (AME). O avanço funcional da categoria foi assinado na sexta-feira pelo prefeito Beto Preto e está sendo publicado nesta terça-feira (18) no diário oficial do Município. “Estamos cumprindo o que determina a lei municipal. A promoção só saiu agora, em função de um planejamento financeiro nosso”, explicou o prefeito, acrescentando que os valores estão sendo pagos retroativos a janeiro deste ano.
Conforme estimativa do prefeito, os avanços funcionais irão impactar em cerca de R$ 170 mil ao mês, a folha de pagamento do Município. “Infelizmente nas gestões anteriores os avanços funcionais deixaram de ser cumpridos, mas agora estamos colocando gradativamente em dia”, assinalou.
Nas folhas de pagamento de salários de setembro, outubro e novembro, os professores e assistentes infantis irão receber em três parcelas os valores retroativos aos meses anteriores de 2018.
Conforme destacou Beto Preto, os professores fazem a diferença na vida das crianças matriculadas nas escolas municipais de Apucarana. “Se podemos comemorar hoje o melhor IDEB (Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico) do Paraná, entre as cidades de médio e grande porte, devemos muito aos nossos professores”, reconhece o prefeito, afirmando ainda que esse é um direito deles que está sendo cumprido à risca.
A secretária municipal de educação, Marli Fernandes, diz que o avanço funcional dos professores vem sendo feito todos os anos. Segundo ela, independente de quando o prefeito autoriza a promoção, ela se torna retroativo ao início do ano.
“Neste ano estão sendo concedidas todas as elevações horizontais e verticais a seiscentos e quarenta e sete professores e assistentes infantis”, informa Marli Fernandes. Segundo a secretária, na gestão do prefeito Beto Preto, os professores estão sendo valorizados. “Além dos avanços funcionais, a Autarquia de educação vem subsidiando aos professores equipamentos necessários e cursos de formação continuada, garantindo ainda o piso nacional”, enfatiza a secretária.
Clique e ouça a fala do prefeito Beto Preto