A Autarquia de Educação está promovendo uma palestra sobre postura corporal aos mais de 1.300 alunos matriculados nas turmas de 5º ano das 35 escolas municipais de Apucarana. O objetivo é conscientizá-los sobre a importância dos cuidados com o corpo para a prevenção de problemas de saúde e a melhoria da qualidade de vida. A atividade é ministrada pela estudante do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Uningá, Andreia Fortes, por meio do Programa de Integração Escola-Comunidade (PIESC).

“O currículo das escolas municipais apucaranenses, construído em conformidade com o Referencial Curricular do Paraná e a Base Nacional Comum Curricular, prevê a formação de cidadãos reflexivos, críticos, autônomos e que saibam cuidar bem de si e do outro. Por isso, nós desenvolvemos vários projetos de prevenção de doenças, conscientização ambiental, combate ao preconceito e à violência, educação financeira, entre outros temas, junto aos alunos dos nossos CMEIs e escolas,” explicou a secretária de educação, Marli Fernandes.

Na manhã de hoje (10/8), a palestra de conscientização sobre a postura corporal foi realizada na Escola Municipal do Campo Padre Antônio Vieira. A aula foi filmada e o vídeo será disponibilizado para as demais unidades de ensino da rede.

“A infância é a fase em que o corpo está em formação. Quando uma postura errada é mantida por muito tempo ou feita de maneira repetida, os ossos das crianças podem crescer tortos. Elas não vão sentir nada a princípio, mas isso pode levar ao aparecimento de lesões e ao desenvolvimento de muitas dores na vida adulta,” disse a estudante de fisioterapia, Andreia Fortes.

Durante a palestra, Andreia alertou os estudantes sobre a postura corporal que eles devem manter quando estiverem usando celulares e tablets, a forma correta de sentarem-se em sala de aula e diante da televisão ou do computador e os cuidados com o peso e a forma adequada de carregarem as mochilas.

O Prefeito Junior da Femac parabenizou a equipe pedagógica da Autarquia Municipal de Educação e o Programa de Integração Escola-Comunidade da Uningá pelo desenvolvimento do projeto de conscientização postural de crianças em idade escolar. “Se as pessoas da minha geração tivessem aprendido este conteúdo na infância, certamente os consultórios dos ortopedistas e fisioterapeutas não estariam tão cheios hoje. O nosso bem-estar e qualidade de vida também seriam muito melhores,” afirmou.