Fazendo parte da programação da Semana da Pátria, alunos da Escola José Antônio Menegazzo, mantida pela Apae de Apucarana, participaram nesta quarta-feira (06/09) do desfile alusivo à Independência do Brasil. Além da temática patriótica, estudantes empunharam faixas e cartazes em defesa dos direitos dos portadores de necessidades especiais, da natureza e da paz.
Cerca de 300 alunos participaram da atividade, que iniciou em frente ao antigo prédio da Apae, situado na Avenida Aviação, e foi concluída dentro da nova sede, localizada na Rua Denhei Kanashiro, onde houve a concentração final e a manifestação das autoridades em palanque armado na quadra de esportes.
O vice-prefeito Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac) representou no ato o prefeito de Apucarana, Beto Preto. Estiveram ainda presentes o presidente da Apae, Luiz Fernando Matiuzzi Lemos, e a diretora de ensino da instituição, Isabel Ortega, além da chefe do Núcleo Regional de Educação, Maria Onide Balan Sardinha, do capitão Eduardo Costa, representando o comando do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), da secretária municipal de Esportes, Jossuela Pinheiro, do diretor artístico e de projetos da Promatur, Orisvaldo César, e da vereadora Márcia de Sousa.
O desfile contou também com a participação do Exército, Corpo de Bombeiros, Banda Municipal Maestro João Florindo, Centro Municipal da Juventude, Colégio Estadual Prefeito Carlos Massareto, fanfarra do Colégio Estadual Padre José Canale e com o apoio da Guarda Municipal.
Alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA) da Apae carregaram cartazes conscientizando sobre direitos e necessidades, como acessibilidade, transporte adaptado e reabilitação. Já os estudantes do Ensino Fundamental vespertino vestiram roupas brancas e fizeram apelos pela paz na família, na escola, na natureza e no mundo. Outros destaques foram a fanfarra Sons do Coração, a comissão de frente, os porta-bandeiras e o grupo de mães de alunos.
O desfile foi assistido por diversos moradores, que deixavam as casas para acompanhar a atividade, e também por trabalhadores de empresas e instituições localizadas nesta região da cidade. Uma empresa do setor de confecções, inclusive, liberou os funcionários neste horário para aplaudir e incentivar os participantes do desfile.
Junto com as demais autoridades, o vice-prefeito Junior da Femac recepcionou cada grupo do desfile no portão de acesso da Apae. “É uma demonstração de carinho pela pátria neste evento fantástico que a Apae promove, mostrando que todos somos brasileiros, que todos somos importantes e que temos que ter amor, carinho, devoção e comprometimento pelo Brasil que está passando por tantas dificuldades”, ressalta Junior da Femac.
A diretora de ensino da Apae afirma que o desfile é planejado desde o início do ano e busca mobilizar a comunidade dos bairros localizados no entorno da Apae. “Tínhamos muitas dificuldades de levar nossos alunos para o desfile principal na praça. Então, criamos o desfile que mobiliza a comunidade do bairro. Pelo segundo ano, a atividade foi incluída na programação oficial da Semana da Pátria, o que reforça a inserção na comunidade”, salienta Isabel Ortega.
O diretor artístico e de projetos da Promatur, Orisvaldo César, convida a população para participar nesta quinta-feira, feriado em comemoração à Independência do Brasil, do desfile principal. A atividade, que encerra a programação da Semana da Pátria, acontecerá na Avenida Curitiba, às 9 horas, e contará com a participação de 52 entidades.