A Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF) divulgou nesta segunda-feira (04/07) o ranking de desempenho das 216 agências do trabalhador do Paraná. No mês de junho, a agência de Apucarana colocou 288 trabalhadores com carteira assinada no mercado de trabalho, o que garantiu o 4o lugar no ranking estadual de intermediação da mão de obra.

O prefeito Junior da Femac destaca que a agência de Apucarana vem inovando, colocando em prática diversas iniciativas para aumentar o índice de preenchimento de vagas. “Entre elas, estão parcerias firmadas com o 30o Batalhão de Infantaria Mecanizado para encaminhar ao mercado de trabalho militares que deram baixa e com o curso de psicologia da Faculdade de Apucarana, através do qual estudantes da rede pública de ensino recebem orientações para o primeiro emprego”, cita Junior da Femac.

O prefeito também menciona a realização de duas edições do Feirão do Emprego, a vinda do ônibus itinerante da Agência do Trabalhador e a criação de um banco de currículos no site da Prefeitura. “Neste contexto, também assinamos um convênio com o governo do Estado para bolsas de capacitação remunerada, além das mais de 30 opções de treinamentos que oferecemos gratuitamente à população. São ações que aumentam a empregabilidade e facilitam o atendimento dos requisitos solicitados pelos empregadores”, observa Junior da Femac.

O gerente da Agência do Trabalhador, Neno Leiroz, afirma que uma das principais estratégias é fazer a busca ativa dos trabalhadores. “A nossa equipe entra em contato com as pessoas que passam todo mês pela agência para saber se a entrevista de emprego deu certo. Caso contrário, informamos as novas vagas que foram abertas e fazemos um novo encaminhamento”, explica Leiroz, informando que o mesmo trabalho é feito com as empregas. “Isso para que elas anunciem na agência as vagas de emprego. As empresas também têm vindo fazer as entrevistas dentro da agência, visando acelerar o processo de contratação”, completa Leiroz.

De acordo com ele, a agência conseguiu melhorar os resultados com as diversas estratégias colocadas em prática. “A média de colocação mensal era entre 100 e 120, mas conseguimos fechar junho com 288 colocações no mercado de trabalho, ou seja, quase triplicamos”, ressalta Leiroz.

Completam o ranking de junho da SEJUF os municípios de Francisco Beltrão (3o lugar) com 292 colocações, Pato Branco (2o lugar) com 326 e Cascavel (1o lugar) com a contratação de 406 trabalhadores.