A Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Apucarana (COCAP) acaba de fechar um novo contrato de trabalho com a Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) no Valor de R$ 756 mil ao ano. O acordo para a coleta de recicláveis atende à nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, regida pela Lei Nº 12.305, que entra em vigor neste dia 2 de agosto de 2014.

Click nos links de áudio acima

Atualmente, estavam sendo coletadas apenas 60 toneladas de lixo reciclável por mês, pelos quais o município pagava cerca de R$ 11 mil/mês. “A partir de agora, 100% da cidade será atendida, incluindo todos os bairros e também os distritos. E isso vai contribuir para ampliar a vida útil do nosso aterro sanitário já que, nas atuais condições, muitos materiais que estão sendo depositados no aterro poderiam ser reciclados”, comentou o prefeito Beto Preto ao assinar o novo contrato.

Os recursos para fazer frente à ampliação da coleta foram garantidos com planejamento e economia, informou o prefeito. Segundo ele, serão investidos cerca de R$ 60 mil ao mês para custear o trabalho da cooperativa. “Também priorizamos o social, focando a geração de emprego e renda para dezenas de famílias”.

A Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria do Meio Ambiente vai realizar campanhas educativas, no sentido de que todos os domicílios colaborem com a coleta seletiva realizada pela Cocap. “Isso pode ser feito pelas famílias com devida separação dos materiais recicláveis, como garrafas, latas, plásticos, papéis e metais”, adianta o secretário de meio ambiente Éwerton Pires.

(((BOX)))“Cidade ganha solução ambiental”, diz promotor

Para o promotor do Meio Ambiente, Vilmar Fonseca, um contrato mais amplo representa uma boa solução ambiental para Apucarana. “Ao mesmo tempo, devemos reconhecer que também está sendo valorizada a questão social, mediante a parceria firmada com a cooperativa dos catadores”, enaltece o representante do Ministério Público, acrescentando que, numa próxima etapa, Apucarana deve investir na compostagem do lixo orgânico.

Presente no evento de ontem, no barracão da Cocap, o presidente do conselho Municipal do Meio Ambiente, Lauro Kuchippil, destacou que Apucarana avança muito com esse contrato. “Tenho acompanhado esse trabalho em cidades da região e posso assegurar que Apucarana está bem adiantada nessa área”, assinala Kuchippil.

O gestor administrativo da Cocap, Itamar Gomes de Oliveira, lembrou das dificuldades e do sofrimento dos trabalhadores em toda a trajetória da cooperativa. “No início tivemos ajuda de vários empresários na aquisição deste barracão, principalmente do saudoso Pedro Kowalski”, destacou Oliveira, frisando que agora, “pela primeira vez, a Cocap terá um contrato mais rentável”.

Sérgio kowalski agradeceu pela lembrança do seu pai e também ao prefeito Beto Preto. “Após várias gestões, somente agora os cooperados conseguiram obter um contrato desse porte e temos que reconhecer o apoio do atual prefeito”, disse Kowalski.

Falando em nome dos demais vereadores, Aurita Bertoli, enalteceu a história de superação das famílias integradas na Cocap. “Foram dois incêndios no barracão e muito preconceito e obstáculos vencidos. E, em 20 anos de atuação em Apucarana, posso garantir que nenhum prefeito teve o olhar social que demonstra agora Beto Preto”, afirma Aurita.

Ao final da solenidade, o padre Vanderlei, da Paróquia São Benedito (Vila Regina), procedeu a benção dos trabalhadores, equipamentos e do novo contrato firmado pela Cocap.